Mundo

Na África, homens exigem sugar leite materno das esposas

Os maridos exigem que o leite materno seja dividido com eles



Na África, homens exigem sugar leite materno das esposas



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Jane (nome fictício) precisa amamentar o seu bebê, de 6 meses. Mas a criança enfrenta uma forte concorrência: o marido de Jane. A jovem de 20 anos, que vive em Uganda, é uma das muitas africanas cujos maridos exigem que o leite materno seja dividido com eles.

 

A prática se tornou comum em Uganda e em algumas regiões de Tanzânia e Quênia.

 

"Ele diz que adora o gosto do leite e que o ajuda em termos de saúde. Ele se sente bem depois (de tomar)", disse a ugandense, em reportagem do jornal britânico "Guardian".

 

Jane contou que o marido começou a sugar o seu leite na noite em que ela chegou em casa após receber alta da maternidade.

 

"Ele disse que é para o leite fluir melhor", declarou ela.

 

O costume, porém, é resultado de violência de gênero e comportamento coercitivo por parte dos maridos. As mulheres acabam não tendo escolha a não ser ceder o leite aos companheiros. Esta foi a conclusão do primeiro estudo sobre o tema, feito pela Universidade Kyambogo, em Kampala, a capital de Uganda e pela Universidade de Kent (Inglaterra).

 

O estudo se concentrou nas experiências no vilarejo de Buikwe, na região central do pequeno país africano.

 

"Um homem me disse: 'Conheço outros que fazem isso, mas nunca conversamos sobre isso'. A declaração sugere que o comportamento é comum, mas não é socialmente aceito", disse Rowena Merritt, cientista social britânico que participou da pesquisa.

 

O estudo apontou que os maridos sugam os seios das esposas por cerca de meia hora, antes de os bebês se alimentarem.

 

"Isso me sustenta. Venho almoçar em casa e isso alivia o estresse no meio de um dia de trabalho", contou Thomas (nome fictício).

 

Há crendices disseminadas na região de que o leite materno é capaz de curar Aids, câncer e impotência sexual.

 

Perguntada por que não recusa o pedido, uma mulher disse:

 

"Tenho medo que o meu marido vá procurar (leite) em outro lugar."

 

Thomas admite que pode ficar violento se a esposa se recusar a liberar o leite.

 

"Ela não pode dizer não, porque é uma obsessão, não se pode parar. Se a mulher diz não pode acabar em violência", afirmou.

 

Profissionais da saúde, incluindo parteiras e nutricionistas, contaram aos pesquisadores sobre casos em que os bebês precisavam receber leite em pó porque os parceiros queriam todo o leite materno. Em outros casos, mulheres procuraram clínicas com mamilos infectados ou mordidos pelos homens durante a "amamentação do adulto". Também há riscos para os bebês de infecção causada pela saliva do homem.