Política e Transparência

Nelsinho Trad diz que sabatina para embaixada dos EUA será antes do Carnaval

Ele está pronto para resolver os problemas do Brasil", opinou.



Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A sabatina do diplomata Nestor Forster para o cargo de embaixador do Brasil nos Estados Unidos será realizada antes do Carnaval. Forster, que já está interinamente na vaga desde a saída de Sergio Amaral, em abril do ano passado, passará pelo crivo da Comissão de Relações Exteriores do Senado (CRE). O calendário foi confirmado pelo presidente da comissão, senador Nelsinho Trad (PSD/MS), no Poder em Foco. O programa de entrevistas do SBT, em parceria editorial com o jornal digital Poder 360, vai ao ar neste domingo, dia 26 de janeiro, logo após o Programa Silvio Santos.

Trad é relator da indicação e prevê um placar de aprovação. “As notícias que chegaram pra gente são positivas, de um embaixador que de fato está na embaixada, falta ser de direito, a partir do momento da sua aprovação no plenário do Senado. Ele está pronto para resolver os problemas do Brasil", opinou.

Trad ressaltou ser importante avaliar o pragmatismo do candidato. “O que ele (Nestor Forster) pode fazer como embaixador para virar a balança comercial a nosso favor. Se as ações ideológicas dele estarão mais voltadas do que as ações comerciais", apontou. Em 2019, o Brasil comprou mais dos Estados Unidos do que vendeu para o mercado norte-americano.

O presidente da CRE adiantou que a sabatina de Hermano Telles para a embaixada do Líbano também poderá ser feita no mesmo dia. Nelsinho Trad avaliou que é uma boa indicação e que algumas reações contrárias da comunidade libanesa já foram superadas. "Uma relação seja com qualquer país quer for tem de ter ponto de equilíbrio para fazer o desenvolvimento das relações diplomáticas e comerciais", concluiu.

Na conversa com o jornalista Fernando Rodrigues, o senador abordou outras pautas como a possibilidade da entrada de capital estrangeiro no leilão da tecnologia 5G no Brasil este ano. O senador, que também é presidente da representação do Brasil no Parlamento do Mercosul, revela o interesse da China em fechar negócios com o Mercosul, da mesma forma como o bloco comercial fez com a União Europeia. Além desses temas, segurança nas fronteiras, fuga de presos na fronteira do Paraguai com o Brasil, reeleição à presidência do Senado e outras abordagens políticas também foram discutidos.