Itaporã

Nos primeiros 16 dias de 2020 , já são 12 casos de dengue confirmados em Itaporã

Os primeiros 16 dias do ano de 2019 a dengue já provocou a morte de três pessoas no estado



Ilustrativa



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Em apenas 16 dias de janeiro, Itaporã registra 12 casos de dengue confirmado, segundo informações da secretaria Estadual de Saúde. O município de Itaporã confirmou esta semana o 12º caso positivo de dengue e o número de casos suspeitos aumenta a cada dia.  Já são 21 casos notificados e 12 confirmados.

O município segue em estado de alerta de risco de epidemia de dengue é considerado diz que são necessários apenas 18 casas para que seja considerado caso de surto da doença.

Já foram notificados em todo o estado 989 casos; o maior número em Corumbá, com 209 e a maior incidência é em Alcinópolis. Os primeiros 16 dias do ano de 2019 a dengue já provocou a morte de três pessoas no estado conforme a secretaria Estadual de Saúde.as vítimas são do sexo masculino. A primeira foi de Corumbá e dia 29 anos e morreu no dia 9. A segunda vítima de 17 anos e morava em sete Quedas e faleceu no dia 10.a terceira vítima tinha 30 anos e era moradora de Campo Grande e morreu no dia 12.

A Gerência Municipal de Saúde segue com as ações de orientação e dá algumas dicas para evitar o criadouro do mosquito aedes aegypti:

Evitar as viroses transmitidas pelos mosquitos requer, antes de tudo, colaboração da população em eliminar potenciais criadouros do inseto. Os vetores se proliferam em qualquer recipiente, tampas, latas, pneus, latrinas, bandejas de geladeira, cacos de vidro nos muros, caixas d´água destampadas, piscinas sem manutenção, vasilhas onde cães e galinhas bebem água, entre outros.

No primeiro contato com água limpa ou suja, os ovos depositados pela fêmea do Aedes aegypti eclodem. Os insetos com pouco mais de uma semana estão aptos a voar e, se picam alguém infectado com os vírus, podem iniciar ciclos de infestação.

A febre tem sintomas semelhantes da dengue (febre, mal-estar, dores pelo corpo, dor de cabeça, apatia e cansaço). A proliferação dos vírus acontece nas articulações dos pacientes, no caso da chikungunya vem de forma mais severa, com vermelhidão, inchaço e ardência.

A dengue provoca sintomas que podem durar até três meses. No caso da febre chikungunya, isso pode levar mais de um ano, devido aos impactos sobre os membros superiores e inferiores, obrigando o paciente procurar ajuda, após o período crítico, junto a profissionais da fisioterapia, para recuperar os movimentos normais.

A Gerencia Municipal de Saúde de Itaporã, orienta que, ao menor sintoma, o paciente deve ser encaminhado a um posto. "O melhor tratamento é na unidade de Saúde, que poderá orientar inclusive pessoas com doenças crônicas e que não podem tomar qualquer medicamento".