Geral

Irmãs siamesas recebem transfusão de sangue e uma delas sai da “dieta zero'

As meninas, que são ligadas pelo tórax e abdômen, completaram dez dias de vida nesta 2ª feira



Maria Júlia e Luna Vitória nasceram no dia 3 de janeiro, na Santa Casa de Campo Grande. (Foto: Divulgação/Santa Casa)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


As irmãs siamesas Maria Júlia e Luna Vitória, que completam dez dias de vida hoje, receberam transfusão de sangue no final de semana por conta de anemia, mas a boa notícia é que uma delas avançou no quesito dieta.

Conforme boletim divulgado nesta segunda-feira (dia 13), uma das crianças está recebendo dieta trófica (pequena quantidade de leite materno).  A outra criança prossegue com dieta zero. Antes, as duas meninas eram alimentadas somente de forma parenteral (pela veia).

O quadro das crianças é grave, porém estável. Elas respiram com o auxílio de aparelhos e a equipe médica trocou os antibióticos. Maria Júlia e Luna Vitória permanecem internadas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Neonatal da Santa Casa, em Campo Grande. Ainda não há definição sobre procedimento cirúrgico para separar as meninas, que têm o tórax e abdômen interligados, permanecendo abraçadinhas.

As crianças nasceram em 3 de janeiro, com 35 semanas (equivalente a oito meses) e 3,8 quilos.  A cirurgia depende da identificação de quais órgãos são compartilhados e do estado de saúde das pacientes. Preliminarmente, já se sabe que as meninas têm pulmões independentes e “indícios de dois corações'.