Policial

Chapadão do Sul: Bombeiros salvam recém-nascido que estava desacordado e sem respirar

O menino de apenas 20 dias dormiu após mamar e começou a ficar com a pela arroxeada, até os pais irem até o quartel do Corpo de Bombeiros



A mãe com o filho no colo, ao lado do soldado que salvou o recém-nascido. (Corpo de Bombeiros, Divulgação)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Os pais de recém-nascido de 20 dias agiram rápido e procuraram socorro no quartel do Corpo de Bombeiros, após perceber que o menino estava desacordado e sem respirar. A criança foi salva após dois procedimentos de desobstrução e encaminhada ao Hospital Municipal de Chapadão do Sul, distante 329 quilômetros de Campo Grande.

O caso aconteceu no sábado (11), por volta das 9h. A mãe de Luiz Otávio, Mariane Souza de Castro, percebeu que o recém-nascido não arrotou após mamar e dormiu em sequência. A criança não chorou e uma secreção começou a sair pelo nariz do menino, que estava com uma cor arroxeada.

Os pais levaram o bebê já desacordado e sem respirar, ao quartel do do 7° SGBM. O Soldado Paulo Henrique Fazan Rafael rapidamente socorreu o menino utilizando a técnica adequada para a desobstrução da boca e nariz do recém-nascido, que após dois ciclos do procedimento, permitiu a respiração e o choro do pequeno.

Após o atendimento emergencial, a criança foi devolvida à mãe e ambos foram transportados pela equipe de serviço, composta pelos Soldados Sidney, Jorge e Deip, ao Hospital Municipal para atendimento médico.

Segundo informações dos bombeiros, a história só não terminou em tragédia graças a atenção da mãe, por rapidamente ter identificado os sinais de que o menino não estava bem (ausência de choro, tonalidade arroxeada da pele, e a ausência de resposta após estímulos), e a ação de seu marido, por ter prontamente levado a criança até o socorro especializado.

Os bombeiros ainda alertam para que, qualquer sinal de perigo, deve ser acionado pelo número de emergência 193.