Geral

Para garantir a vida de José, parto mobiliza 50 pessoas no HRMS

Criança nasceu prematura e precisou passar por procedimento cirúrgico para retirar 'teratoma cervical'



Parte da equipe responsável por procedimento que garantiu a vida do bebê José. (Foto: Divulgação;/HRMS)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O HRMS (Hospital Regional de Mato Grosso do Sul), em Campo Grande, divulgou hoje a realização, em dezembro de 2019, de cesariana complexa, que exigiu a mobilização de 50 profissionais. Tudo para garantir a vida de José, bebê prematuro nascido na 33ª semana de gestação, pelo menos 6 semanas antes do usual. No mesmo dia em queu deu à luz a criança, a equipe fez a cirurgia para retirada de tumor chamado teratoma cervical, normalmente localizado na altura do pescoço, na parte frontal. O procedimento nunca havia sido realizado no hospital.

Foram usadas duas salas de cirurgia. Conforme o hospital divulgou, o menino foi parcialmente retirado do ventre através de uma cesariana, para ser entubado. “Com o sucesso do procedimento o parto foi concluído, e em seguida o bebê foi encaminhado para outra sala do centro cirúrgico para a realização da retirada do teratoma, enquanto a mãe também passava pela conclusão da cesariana'.

O quadro do bebê foi descoberto só no dia 7 de dezembro, quando a mãe sentiu dor abdominal. Internada, ela passou por exames que diagnosticaram a presença do tumor no feto. Teratoma cervical, segundo explicado, é uma massa constituída de células parenquimatosas.

Equipe - De acordo com o HRMS, fizeram parte da equipe responsável pelo tratamento enfermeiros, anestesistas, cirurgiões, obstetras, pediatras, especialista em cabeça e pescoço, intensivista neonatal, técnicos e fisioterapeutas. A definição da forma de agir, além das experiências do time de profissionais, incluiu simulações teóricas.

Especialista em cabeça e pescoço, a diretora-presidente do HRMS, Rosana Leite de Melo, foi uma das profissionais participantes da intervenção cirúrgica. “Este procedimento como um todo inspirou os profissionais do HRMS, e esse trabalho em equipe, assim como a estrutura da Instituição, deixou nítido a competência e as possibilidades que o hospital pode alcançar. Nosso sentimento é de gratidão à equipe, que motivada continua fazendo a diferença na vida dos pacientes', avaliou.

Um das enfermeiras que acompanhou o caso, Liliam Vilauba Pinto destaca a realização profissional com o êxito. “Foi muito gratificante ver o empenho de todos os envolvidos melhor ainda é ver o resultado positivo que todo esse esforço trouxe'.

Vanessa teve alta e o menino José segue internado na UTI neonatal devido à prematuridade e também para acompanhamento especializado da evolução do paciente. “Toda a minha família é muito grata, primeiramente a Deus por estar conosco e por ter guiado todos os profissionais durante o parto do meu filho, e com certeza somos gratos também por toda equipe, por todo acompanhamento e dedicação', declarou Vanessa em material divulgado pelo hospital.