Dourados

Após discussões, tiros e ‘pedradas’, tensão diminui em área de conflito

O acesso a Perimetral Norte pela Avenida Guaicurus esteve interditada durante a parte da tarde por policiais da PMR



Foto: Reprodução



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A situação de confronto aberto iniciada durante a manhã desta sexta-feira (3) na região da Perimetral Norte, em Dourados, entre a avenida Guaicurus e a MS-156, foi controlada durante a tarde após horas de discussões e momentos de tensão.  

Os indígenas chegaram a arremessar pedras contra um veículo de imprensa e viatura do Corpo do Bombeiros. Os bombeiros foram chamados para apagar um foco de incêndio em pastagens próximas da área de conflito durante a manhã de hoje. 

Momentos antes da chegada de representantes da Funai (Fundação Nacional do Índio) por volta das 14 horas, representantes dos grupos indígenas e o comandante da Polícia Militar, que conversavam sobre um possível acordo, tiveram uma discussão no meio da via. 

A maneira abrupta com que um indígena mexia os braços, fez com que os agentes do DOF que acompanham a conversa a uma distância de aproximadamente 20 metros fizessem disparos de arma não letal para dispersar o grupo que se formava e desta forma garantir a integridade do policial. 

Com exceção desta discussão, o que houve durante praticamente toda a tarde foram tentativas da Funai, e das forças policiais entrarem em um acordo com os indígenas para que fosse “reestabelecida a ordem”, de acordo com declarações do tenente-coronel Carlos Silva à imprensa. 

“Viemos atender uma ocorrência de confronto inicialmente entre seguranças particulares de produtores rurais e grupos de indígenas. A polícia chegou no local para fazer a segurança e eles acabaram colocando fogo em alguns locais, chegaram a obstruir a via. Uma equipe do DOF que chegou para nos dar apoio foi atacada”, relatou o comandante da Polícia Militar de Dourados. 

O acesso a Perimetral Norte pela Avenida Guaicurus esteve interditada durante a parte da tarde por policiais da PMR (Polícia Militar Rodoviária). 

Ainda segundo o Comandante, cerca de 20 policiais participaram da ocorrência durante o dia, sendo agentes da Polícia Militar de Dourados, do DOF (Departamento de Operações de Fronteira), além de uma viatura da PMR.