Mundo

Com 9 dedos no pé, homem passa por cirurgia para tirar extras

Os pais do chinês de 21 anos acreditavam que a anomalia genética significava sorte, mas rapaz foi socialmente isolado por conta do pé



Além dos dedos normais, nasceram outros debaixo e não há dedão (Foto: Divulgação)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Aos 21 anos, o chinês Ajun decidiu mudar de vida. Apesar dos apelos da família, que acreditava que sua condição era uma benção divina, o homem resolveu retirar quatro dedos extras do pé esquerdo. Ele nasceu com polidactilia, uma anomalia genética caracterizada pelo crescimento de dedos a mais nas mãos ou pés — no seu caso, um dos membros inferiores nasceu com nove dedos.

Depois de sofrer bullying na escola e ter se excluído socialmente por vergonha do próprio pé, Ajun resolveu procurar ajuda médica. Além dos dedos normais, nasceram outros debaixo e não há dedão, que foi substituído por outros dois dedos. Não é comum encontrar esse tipo de anomalia em adultos: a cirurgia para retirada costuma ser feita ainda na infância.

“É um muito raro. Decidimos que, além de remover os dedos extras, seria necessário criar um dedão”, explica Wu Xiang, o médico responsável pelo caso, ao portal Daily Mail. O especialista explicou que o ideal é procurar ajuda com três meses de vida e, no máximo, seis anos de idade. “É melhor para a saúde psicológica da criança, e operações que acontecem mais cedo costumam levar a melhores resultados”, afirmou.

 A cirurgia para retirar os dedos extras demorou nove horas, e foi considerada um sucesso. Ajun deve receber alta nos próximos dias e está muito animado com os resultados.