Mundo

Canadá vai aceitar passaportes venezuelanos vencidos

Regra para obtenção de vistos não muda, mas cidadãos da Venezuela poderão utilizar os documentos vencidos para entrar ou permanecer em território canadense





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Canadá anunciou nesta segunda-feira (19) que aceitará passaportes venezuelanos vencidos. Com a medida, o país reconhece um decreto do autoproclamado presidente interino da VenezuelaJuan Guaidó, que amplia a validade desses documentos por cinco anos.

"Os detentores de um passaporte venezuelano que desejam viajar ou permanecer no Canadá agora podem continuar usando o passaporte se ele tiver vencido há menos de cinco anos ou estiver prestes a expirar", afirmou o governo canadense em um comunicado.

A medida foi tomada, entre outras razões, porque venezuelanos vivendo no Canadá encontram dificuldades para renovar o passaporte dada a crise diplomática entre o país e o regime de Nicolás Maduro (leia mais no fim da reportagem).

 

"O Canadá reconhece o decreto publicado pela Assembleia Nacional da Venezuela em 7 de junho de 2019 para estender a validade dos passaportes venezuelanos", disse o governo canadense.

 

Assim como o Canadá, os Estados Unidos anunciaram, em junho, o reconhecimento dos passaportes venezuelanos vencidos. O Brasil adotou a mesma medida no início de agosto, após compromisso assinado por 11 países latino-americanos em setembro passado em Quito.

A medida não altera as regras para vistos – venezuelanos ainda necessitam obter vistos para entrar em determinados países como o Canadá e os EUA.

A Venezuela sofre com uma crise sem precedentes – marcada pela hiperinflação – que levou a mais de 4 milhões de pessoas a fugir de seu país nos últimos anos, segundo dados da Agência de Refugiados da ONU (Acnur).

 

"O Canadá continua profundamente preocupado com a situação política e econômica na Venezuela, que é crítica e está em processo de deterioração", disse o ministro da Imigração, Ahmed Hussen, em comunicado.