Campo Grande

COMBATE AO AEDES; Mais de mil imóveis passam por vistoria da Saúde na capital

Agentes combateram foco do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika



Agentes percorreram 54 quarteirões - Foto: Divulgação/Prefeitura de Campo Grande



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A região atendida pela Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do Jardim São Conrado, na região noroeste de Campo Grande recebeu na manhã desta segunda-feira (19) um mutirão de vistoria para combater focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, febre chikungunya e zika vírus. Mais de mil imóveis foram visitados pelos agentes.

Divididos em equipes, os profissionais passaram por residências e prédios comerciais, além de fazer a limpeza de terrenos baldios. Os agentes focaram os esforços também em locais como borracharias e ferros-velhos, onde costuma haver focos do mosquito. Na visita aos 54 quarteirões, as equipes encontraram seis criadouros.

Na última semana, foram instaladas armadilhas, chamadas de “ovitrampas”, que vão apontar o nível de eficiência da ação. Após análise, elas vão mostrar a infestação antes e depois do mutirão.

Sob controle

A cidade está com o quadro de epidemia de dengue e outras doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, controlada. Em um único mês de 2019, foram feitas nove mil notificações e confirmados cinco mil casos em outro período. No mês de julho, quase 600 notificações foram realizadas, mas não houve confirmações de casos.

Até agora, em agosto, foram notificados somente 24 casos, também sem nenhuma confirmação. Em relação aos registros de zika vírus e chikungunya, há uma notificação de zika e nenhuma de chikungunya.