Geral

Vacinação contra dengue segue baixa mas acima da média nacional

Dados da Sesau revelam que 12% do público-alvo foi vacinado em Campo Grande



Vacinação em Campo Grande. (Nathalia Alcântara, Jornal Midiamax)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) de Campo Grande revelam que até esta terça-feira (26), o município aplicou 8.605 doses da vacina contra a dengue, chegando a 15% de cobertura vacinal. Apesar de relativamente baixo, o índice  ainda está acima da média nacional, de 12%.

O público-alvo inicial estabelecido pelo Ministério da Saúde no primeiro momento, foi de crianças entre 10 e 11 anos. No início de fevereiro, o público foi ampliado para todos que tenham entre 10 e 14 anos.

A vacina contra a dengue é disponibilizada na maioria das unidades de saúde públicas. Além disso, a Prefeitura realizou campanhas em escolas localizadas em bairros de alta incidência de casos de dengue, assim como em shoppings centers.

Casos

Do dia 1º de janeiro a 19 de março deste ano, foram notificados 4.509 casos de dengue em Campo Grande. Até o momento, não houve a notificação de nenhum caso de zika e apenas cinco notificações por chikungunya.

Em todo o ano passado, a Capital registrou 17.033 notificações de dengue e seis óbitos provocados pela doença. Foram notificados, de janeiro a dezembro de 2023, 92 casos de zika e 176 de chikungunya.

A Capital fechou o segundo semestre do ano passado apresentando redução significativa nos casos de dengue, se comparado com o período anterior. O pico da doença foi registrado em abril, com mais de 3 mil casos notificados. A partir de junho, houve redução expressiva com estabilização nos meses seguintes.