Meio Ambiente

Sucuri Anajulia passará por perícia e caso agora é da Polícia Civil

Pelas redes sociais, o documentarista Cristian Dimitrius recebeu a notícia por guias que fazem passeio de bote. Eles teriam encontrado ela boiando próximo à Cachoeira do Postal neste domingo (24)



Sucuri, de 6,5 metros, foi encontrada morta no Rio Formoso (Foto: Reprodução)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Após duas horas de percurso de barco pelo Rio Formoso, em uma mata de difícil acesso, a PMA (Polícia Miltar Ambiental) localizou a sucuri Anajulia já quase em putrefação, na tarde desta segunda-feira (25). Ela é um dos animais mais admirados e conhecidos de Bonito, e sua morte está mobilizando a comunidade de ambientalistas do mundo todo.

Conforme informações repassadas pelo sargento Mira Junior da PMA, a equipe se deslocou até o local onde ela estava com a ajuda de populares, pois a mata é fechada e raramente visitada por turistas. Por conta do tempo que está morta, os policiais não conseguiram visualizar os supostos ferimentos por arma de fogo, sendo necessário acionar a Perícia.

"Nós não conseguimos ver perfurações, por conta do tempo que ela está morta às margens do rio. Inclusive até aparenta morte natural, já que os pescadores disseram ter visto ela viva dois dias atrás, onde costuma ficar. Porém, quem vai saber o que realmente aconteceu é a Perícia, acionada pela Polícia Civil do município", explica o sargento.

De acordo com o delegado Pedro Ramalho, que agora está responsável pelo caso, uma equipe de especialistas irá se deslocar de Campo Grande para Bonito. "Amanhã a Perícia vem da Capital. Eles são especialistas, inclusive veterinários, e vão analisar o que aconteceu com ela lá onde está, pois é muito grande para ser deslocada. Se for constatado mesmo que a sucuri foi morta, é crime ambiental", destaca o delegado.

Segundo a Lei 9.605/98, é crime ambiental matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente.

Caso - Pelas redes sociais, o documentarista Cristian Dimitrius recebeu a notícia por guias que fazem passeio de bote. Eles teriam encontrado ela boiando próximo à Cachoeira do Postal neste domingo (24). Eles retiraram ela da água, enviaram fotos e o documentarista postou nas redes sociais. A sucuri teria sido morta a tiro.

Cristian conta sobre sua relação com a sucuri que conheceu há dez anos, pelas redes sociais. Segundo ele, o encontro com Anajulia acontecia anualmente. "Chegamos até a entender um pouco o seu padrão de comportamento". As imagens da sucuri acasalando em Bonito até viralizaram nas redes.