Justiça

TRF4 pauta recurso e retorno de Marun à Itaipu será julgado dia 20

Decisão será tomada pela 3ª Turma



Marun foi afastado de conselho por ter ocupado cargo no Governo do presidente Michel Temer (MDB). (De Arquivo)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O TRF4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) incluiu na pauta de julgamento do dia 20 de agosto o agravo de instrumento ingressado pelo ex-ministro Carlos Marun contra decisão que o afastou do Conselho da Itaipu Binacional.

O julgamento terá início às 13h30 (horário de Brasília) e a decisão sobre o retorno de Marun ao conselho será tomada pela 3ª Turma do TRF4. O ex-ministro havia pedido para voltar ao cargo em caráter liminar, mas o desembargador Rogério Favreto determinou que o retorno fosse apreciado junto com o mérito, pelo colegiado.

“Desse modo, deixo de atender o pedido de reconsideração aviado no evento 24, mantenho por ora a decisão liminar proferida até manifestação final do colegiado', diz trecho da decisão do desembargador, o mesmo que afastou Marun do conselho por ele ter ocupado cargo no Governo Federal.

Contra a nomeação discricionária

Segundo a decisão inicial do desembargador Rogério Favreto, Marun não pôde permanecer no conselho da Itaipu Binacional por ter ocupado o cargo no Governo Federal.

“Logo, não se trata de nomeação de natureza discricionária do Presidente da República, como entendido na decisão agravada, mas sim designação subordinada a determinados preceitos superiores, como os previstos na Lei 13.303/16, de ordem protetiva à probidade e moralidade administrativa', afirmou o magistrado.

A nomeação do ex-ministro já havia sido questionada em ação popular apresentada pelo advogado Rafael Evandro Fachinello que obteve o apoio do Ministério Púbico Federal. Na primeira instância, o pedido de retirada de Marun do conselho não foi aceito.