Rural

Embrapa-Gado de Corte lança cultivar BRS Sarandi na Dinapec

Maior produtividade e ganho de peso dos animais são destaque da nova cultivar da Embrapa



Bovinos pastejam em capim da variedade BRS Sarandi, nova cultivar de capim-andropogon. (Foto: Arquivo/Embrapa Gado de Corte) - CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O Andropogon já é um velho conhecido dos pecuaristas brasileiros. Com boa adaptação às áreas com solos com baixa fertilidade e longos períodos de seca, o capim é excelente opção para o Cerrado brasileiro. Contando com essas vantagens da espécie, pesquisadores da Embrapa Cerrados desenvolveram uma nova cultivar com características melhoradas.

A BRS Sarandi será apresentada na Dinapec 23, que acontece nos dias 22 e 23 de março em Campo Grande, MS, na sede da Embrapa-Gado de Corte.

“Quarenta anos depois do lançamento da primeira cultivar de Andropogon da Embrapa, a BRS Planaltina, nós estamos colocando no mercado a BRS Sarandi. Ela apresenta melhorias em relação à cultivar mais antiga, com plantas mais uniformes e maior quantidade de folhas, o que facilita o manejo do produtor e permite um bom ganho de peso dos animais”, explica Marcelo Ayres, pesquisador responsável pela tecnologia.

Grande potencial nutritivo

A cultivar se destaca por sua rápida rebrota e ótima qualidade nutricional e boa palatabilidade, garantindo alimento para os animais logo com as primeiras chuvas, enquanto as outras forrageiras ainda estão se desenvolvendo. “Em experimentos realizados na Embrapa Cerrados [Planaltina – DF], o ganho de peso de animais de recria da raça Nelore ganharam cerca de 850 gramas por cabeça por dia, um ganho por área de 17 arrobas de carcaça por hectare, o que é um excelente resultado para a região”, afirma o pesquisador da Embrapa Cerrados, Gustavo Braga.

Entre seus diferenciais, destacam-se: maior produtividade e proporção de folhas, maior ganho de peso por animal e por área, rápida rebrota, qualidade da forragem, maior perfilhamento, plantas mais uniformes, resistência a cigarrinhas e nematoide.

A cultivar é recomendada, preferencialmente, para sistemas de cria e recria de pecuária de corte. Pode ser usada como pastagem pura ou consorciadas com leguminosas. Também é bem aceita por ovinos, caprinos e equinos. Sua área de cultivo inclui o oeste da Bahia, o sul do Piauí, o sul do Maranhão, norte de Goiás e os estados de Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

A Dinapec

Os visitantes da Dinapec 23 poderão conhecer, nos dias 22 e 23 na sede da Embrapa-Gado de Corte em Campo Grande, MS, a BRS Sarandi em campo e ver de perto as características da nova cultivar da Embrapa, além de conversar com os pesquisadores envolvidos no desenvolvimento da tecnologia.

- CREDITO: CAMPO GRANDE NEWS