Cultura

Semana do Artesão homenageia três mulheres do artesanato de MS

Semana do Artesão começa no dia 19 de março e homenageia Beatriz Barros, Leslie Gafuri e Lucimar Maldonado



Lucimar Madonado é artesã que trabalha com fibras naturais.



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A 15ª Semana do Artesão tem início no próximo dia 19 e neste ano ela homenageia três artesãs de Mato Grosso do Sul: Beatriz Barros, Leslie Gafuri e Lucimar Maldonado, mulheres que usam da criatividade para transformar materiais como cerâmica e fibras naturais em arte.


Beatriz Barros vem de uma família de rendeiras do Nordeste, de continuidade de uma tradição dos tempos da avó e da mãe, a renda. Ao longo de mais de três décadas, foi se aprimorando com novas técnicas e matérias-primas, assim criando novas peças com as referências sul-mato-grossense.


Leslie Gafuri veio de Peabiru, no sul do Paraná, e está no Mato Grosso do Sul há 38 anos, hoje seu material principal de trabalho é a argila, suas esculturas são, em sua maioria, mulheres grávidas, têm acessórios, roupas e objetos indígenas. Com potes de frutas na cabeça e pássaros como tucanos e araras apoiados nos ombros e nos braços.


Lucimar Madonado descobriu seu dom para o artesanato a partir de um curso oferecido pela Incubadora Zé Pereira em 2005, e por meio de sua dedicação e aprendizado, participando de diversos cursos de capacitação, feiras, e grupos produtivos, decidiu alçar voos mais altos. Hoje seu material de trabalho são as fibras naturais

As três artesãs serão oficialmente homenageadas no dia 19, durante a entrega da restauração da Casa do Artesão e também ministrarão oficinas durante a feira Mãos que Criam, que acontecerá entre os dias 22 e 26 de março, no Círculo Militar.


Beatriz Barros vem de uma família de rendeiras do Nordeste e hoje também trabalha com argila.