Meio Ambiente

Período de chuva intensa provoca enchente em Porto Rolon

Segundo Rabelo, 70% da água que deveria estar no caronal entra nos campos



Foto: Reprodução/cam



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Um vídeo que relata as enchentes causadas pelas chuvas intensas em Porto Rolon, localizado no município de Ivinhema, viralizou nas redes sociais durante a noite desta quarta-feira (8). Na imagem, é possível observar a dificuldade de uma caminhonete ao cruzar uma estrada de terra devido a enchente no local.

O material foi gravado pelo fundador e presidente do IHP (Instituto Homem Pantaneiro), Coronel Angelo Rabelo no último sábado (4). Ao Campo Grande News, Rabelo explicou que as águas da imagem derivam do Rio Taquari. "Os altos volumes de chuva deste último mês fizeram com que a água voltasse a correr em uma área que estava seca, causada por uma desorientação na ocupação do planalto. Isso causou alagamentos nas regiões onde circulam esses veículos", pontuou.

Com índices históricos de chuva, a área de Porto Rolon voltou a ter a mesma estrutura de anos anteriores. Segundo Rabelo, 70% da água que deveria estar no caronal entra nos campos. "Por satélite é possível observar que as águas do Taquari não são intensas o suficiente para causar o que vemos no vídeo".

Rabelo afirmou que não há riscos para a população, já que a área das imagens não tem relação com o centro urbano de Ivinhema. "Diria que poucas pessoas moram no local. As comunidades que estavam nessa região foram expulsas pela seca dos anos anteriores ou pelas inundações recentes, então não há perigo ou estado de calamidade para este local", concluiu.