Cotidiano

Ansiedade dos pais e expectativa dos filhos marcam volta às aulas para 100 mil alunos

Rede Municipal de ensino de Campo Grande retoma período de aulas nesta quarta-feira



Mãe deixa criança em escola municipal da Capital. (Foto: Henrique Arakaki)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Mochila nas costas, material no jeito e muita ansiedade acompanharam cerca de 100 mil estudantes da rede municipal de ensino, que voltaram às aulas nesta quarta-feira (8), em Campo Grande. Junto da turma empolgada, muitos pais ‘corujas’ cheios de expectativa para que os filhos se deem bem no ano letivo que se inicia.

Analista de logística, Elizângela Nantes Lima, de 40 anos, acompanhava o filho, de 6 anos, na volta às aulas em uma  no Bairro Rita Vieira. Aluno do segundo ano, o garoto já é veterano na unidade. “Ele já estudava aqui, entrou no início da pandemia e agora é uma alegria ver que ele já está vindo sem máscara”, comentou. 

Para a mãe, a expectativa é de que o pequeno continue se dando bem no ambiente escolar. “Espero que ele possa aprender da melhor forma possível. Aqui é uma escola boa, referência por ser de tempo integral”, acrescentou. 

 
 
Foto: Henrique Arakaki / Midiamax

Segundo a Semed (Secretaria Municipal de Educação), as aulas serão retomadas em 99 escolas de ensino fundamental e 106 escolas de educação infantil espalhadas por toda a cidade e administradas pela Prefeitura de Campo Grande. Desde o dia 1º, professores e servidores das unidades participaram de uma preparação para garantir a organização do momento.

“Espero que meu filho se adapte bem com os professores e alunos, na verdade, isso é o que toda mãe espera quando entrega seus filhos na escola”, comentou a diarista Rosângela Gonçalves da Silva, de 44 anos.  

Em frente à Escola Municipal Iracema Maria Vicente, a técnica de  Simone Santos, de 50 anos, desejava o mesmo para o filho de 9 anos. “Ele vai para o quarto ano e hoje é o primeiro dia e a primeira vez nessa escola. Ele veio de uma outra escola que já era boa, agora, está entrando em uma de tempo integral e espero que seja melhor ainda”, afirmou.

 
 

Preparação

De acordo com a Semed, as ações para o retorno das aulas incluíram limpeza das unidades escolares, acolhida aos profissionais da educação, atualização pedagógica, entrega de mobiliário e de mais de 170 toneladas de alimentos para a merenda escolar.

Em janeiro, também foram recebidas as remessas dos uniformes escolares, que serão entregues aos alunos a partir do primeiro dia de aula, conforme cronograma organizado pela direção de cada unidade escolar.

Os uniformes de verão da Reme contam com camiseta regata, camiseta manga curta, bermuda, short-saia, meia, tênis, além de uma botina para a realização das atividades práticas dos alunos das escolas do campo.

 
 

Rede Estadual

As aulas nas escolas estaduais começam no dia 23 de fevereiro e o Governo de Mato Grosso do Sul já tem contratos firmados com fornecedores para a entrega de 486 mil uniformes e mais 192,8 mil kits escolares, com vários itens.