Saúde

Saúde do homem: urologista responde dúvidas frequentes e lembra que a prevenção é sempre o melhor caminho

Homens vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres, segundo IBGE





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Novembro, que já está logo ali, é um mês que chama a atenção da sociedade para a importância de olhar para a saúde do homem. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os homens vivem, em média, 7 anos a menos do que as mulheres, e um dos fatores que contribuem para isso é a falta de cuidado deles com a própria saúde. 

Além disso, segundo o urologista da Unimed Campo Grande, Dr. Ari Miotto, os homens, normalmente, priorizam outros compromissos e deixam o autocuidado para depois. 

Para mudar este cenário é preciso estar sempre bem informado, e por isso, Dr. Ari responde a três perguntas muito frequentes, feitas por homens de diferentes idades. Confira! 

Com quantos anos preciso me preocupar em ir, periodicamente, ao urologista? (Thiago Arce - designer gráfico, 30 anos) 

Dr. Ari Miotto: “Importante lembrar que o urologista atende tanto homens como mulheres, em todas as faixas etárias, mas a orientação em relação aos homens é que eles procurem um urologista assim que entram na puberdade para serem orientados em relação a essa fase da vida, à prevenção de doenças e o início da atividade sexual. Já quando falamos sobre as doenças da próstata, a consulta periódica é indicada a partir dos 45 anos para aqueles que têm histórico de câncer na família e também para os de pele negra. Para pacientes sem histórico de doenças na próstata entre os familiares, a avaliação anual pode ser iniciada a partir dos 50 anos de idade.” 

Na minha idade, com tanta carga emocional já vivida, como devo cuidar da minha saúde emocional? Ela pode impactar na minha saúde física? (Jone Pereira da Silva - analista de relacionamento empresarial, 41 anos) 

Dr. Ari Miotto: A resposta é sim. Sabemos que a saúde mental desequilibrada pode ter um impacto no dia a dia, inclusive na saúde física, mas tem algumas medidas que podemos tomar, com o objetivo de prevenir ou melhorar essa situação, dentre elas: priorizar a qualidade do sono, ter uma boa alimentação, organizar o nosso tempo, manter atividade física regular, curtir os momentos de lazer, além de consultar um especialista em saúde mental.” 

Existe alguma receita para evitar o câncer de próstata e outras doenças mais comuns nos homens? (Israel Garcia - aposentado, 70 anos) 

Dr. Ari Miotto: “Na verdade, não existe uma receita perfeita, mas em relação ao câncer de próstata, por exemplo, sabemos que o principal fator de risco é o genético, a hereditariedade e o próprio envelhecimento. Entretanto, adotar hábitos de vida saudáveis podem ajudar a prevenir essa e outras doenças: reduzir o consumo de bebida alcóolica, assim como o tabagismo, manter o peso adequado para a sua idade e altura, porque homens obesos e com sobrepeso estão mais propensos a desenvolver o câncer de próstata, como eu já disse, ter uma alimentação adequada, praticar atividade física, tudo isso, esses pequenos cuidados ajudam a evitar não somente o câncer de próstata, mas outros problemas de saúde.” 

O médico lembra ainda “importante salientar aos homens com alguma doença urológica, especialmente o câncer de próstata, é importante sempre manter a calma. Hoje, a maioria das doenças tem tratamento curativo, principalmente quando diagnosticado precocemente e considerando que o diagnóstico precoce está ligado diretamente a uma avaliação periódica. A gente sempre lembra, portanto, que a prevenção e a avaliação com seu médico de confiança são sempre o melhor caminho”.