Cotidiano

CIN/MS recebe empresários paraguaios do segmento têxtil para intercâmbio com indústrias sul-mato-grossenses

Para a coordenadora do CIN/MS, Sthefany Miyeko, esse intercâmbio aproxima os dois países e é importante para estreitar futuros acordos comerciais.





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Com a proposta de conhecer mais sobre a tecnologia oferecida pela indústria têxtil sul-mato-grossense e os processos realizados, o CIN/MS (Centro Internacional de Negócios) recebeu nesta quinta-feira (27/10) os empresários paraguaios da empresa Abdiez. A visita foi um acordo entre o CIN e o Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai para proporcionar aos empresários conhecimento e networking com empresas locais e os processos realizados em Mato Grosso do Sul.

Para a coordenadora do CIN/MS, Sthefany Miyeko, esse intercâmbio aproxima os dois países e é importante para estreitar futuros acordos comerciais. “Esses empresários passaram por capacitação para internacionalização da empresa e por intermédio do Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai aceitaram o convite para conhecer empresas brasileiras e trocar experiências comerciais, além disso é uma ótima chance para fazer contatos e fechar negócios”, afirmou.

A primeira experiência dos empresários paraguaios Elisabeth Britez e Nelson Ruiz foi uma visita técnica guiada no Senai Empresa e também no Centro de Inovação do Sesi. Além de conhecer toda assistência prestada às indústrias, o que mais chamou a atenção dos visitantes foi a tecnologia aplicada, tanto em maquinários como nas consultorias prestadas para os empresários.

“Nossa indústria ainda trabalha com processos manuais, estamos procurando novas alternativas para inovar na produção, conhecer toda essa estrutura nos deixa bastante empolgados, uma máquina como a plotter, que conhecemos hoje no Senai Empresa é capaz de otimizar e agilizar o molde das roupas, o que adiantaria muito o nosso processo e mais que dobraria nossa produção”, comentou Elisabeth.

A indústria têxtil localizada na cidade de Horqueta, no Paraguai, produz em média 500 camisetas por dia, atendendo várias empresas do país. O empresário comenta que o objetivo é investir em novas tecnologias para ampliar a produção e iniciar a exportação dos produtos. “Precisamos melhorar nossos processos, investir em novos maquinários e otimizar a produção, a partir daí nossa proposta é diversificar a produção e exportar nossos produtos”, pontuou Nelson.

Produção sul-mato-grossense inspira e agrega conhecimento à empresários paraguaios

Para completar o intercâmbio, os empresários visitaram a empresa RU Uniformes e foram recebidos pelos empresários Arildo Aranda e Juliana Aranda. Na avaliação dos anfitriões a experiência foi muito válida. “É muito enriquecedor para as empresas trocarem conhecimento e entender diferentes formas de negócios. Recebemos os empresários paraguaios com muita satisfação, as portas estão sempre abertas”.

Durante a visita Elisabeth e Nelson conheceram todo o processo de produção e conseguiram comparar as diferenças na operação. “É muito interessante acompanhar a produção e ver outras maneiras de operar. Trocamos experiências sobre vários assuntos, inclusive ideias sobre como reaproveitar as sobras de tecido e trabalhar com redução de custos”, comentou Elisabeth.

Antes de retornarem ao Paraguai, Elisabeth e Nelson ainda visitarão outras duas indústrias do segmento na sexta-feira (28/10), a Cativa MS e a empresa SPR Confecções, e depois compartilharão a experiência com outros empresários ligados ao Ministério de Indústria e Comércio do Paraguai quando regressarem ao país.