Brasil

Aras se reúne com representantes da Abin fora da agenda para discutir 7 de Setembro

O Supremo não terá expediente na véspera do feriado nem no dia do centenário da Independência



O procurador-geral da República, Augusto Aras. Foto: ANTONIO AUGUSTO/SECOM/PGR - 15.12.2020



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O procurador-geral da República, Augusto Aras, reuniu-se nesta segunda-feira (5) com representantes da Abin (Agência Brasileira de Inteligência), fora da agenda oficial. De acordo com informações obtidas pelo R7 e pela Record TV, as manifestações de 7 de setembro foram o tema do encontro.

Augusto Aras teria recebido informações da Abin, da Polícia Federal e da Secretaria de Segurança do Distrito Federal sobre os riscos de atos extremistas em razão da data. Manifestações foram convocadas em diversas cidades do país, sendo a maioria delas em apoio ao presidente Jair Bolsonaro.

Os atos de apoio ao governo devem ocorrer principalmente em Brasília, em São Paulo e no Rio de Janeiro. Na capital, caminhões e ônibus já começaram a chegar para a manifestação na Esplanada dos Ministérios, na quarta-feira (7). A via que dá acesso ao Supremo Tribunal Federal e ao Congresso foi fechada pela Polícia Militar no começo da noite desta segunda-feira (5).

O Supremo não terá expediente na véspera do feriado nem no dia do centenário da Independência. No entanto, equipes de segurança, apoiadas por autoridades policiais e de inteligência, ficarão de prontidão para proteger as estruturas e avaliar possíveis riscos. Os ministros não estarão nos gabinetes nesta quarta-feira.

Esquema de segurança

Além do esquema de segurança reforçado em toda a área da Esplanada, com atiradores de elite e esquadrão antibomba, também há atenção especial para o Supremo Tribunal Federal (STF). Nos últimos meses, a Secretaria de Segurança da Corte realizou ações especializadas para identificar, avaliar e acompanhar ameaças reais ou potenciais durante os atos.

Às vésperas do feriado, o setor hoteleiro do Distrito Federal já está com lotação de 81%. Segundo a Abih (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis), a ocupação da rede no DF pode chegar a 90% nos próximos dias. O levantamento da instituição leva em consideração os hotéis localizados no Plano Piloto e em regiões próximas, como Águas Claras e Taguatinga.

Apesar das taxas elevadas para o período, o índice é inferior ao observado em 2021. No ano passado, não houve desfile na Esplanada. Mas houve manifestações na área central da cidade.