Pedro Juan

Câmara cassa mandato de vereadora que teria recebido salário de forma indevida

Foram seis votos contra três durante votação por cédula em urna



Câmara Municipal de Chapadão do Sul - (Foto: Divulgação, Arquivo)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A Câmara Municipal de Chapadão do Sul cassou o mandato da vereadora Katiusce Martins Nogueira (MDB), durante sessão de julgamento na terça-feira (29). Processo disciplinar foi aberto em 2021 porque a parlamentar teria recebido salário do município, onde desempenha cargo de psicóloga, enquanto viajava a Brasília pela Casa de Leis daquele município, entre 22 e 26 de fevereiro.

Segundo relatório da Comissão de Ética e Decoro, a vereadora, mesmo tomando conhecimento, também não devolveu o dinheiro recebido indevidamente. Outros pontos são os horários incompatíveis do cargo público no Executivo e o mandato no Legislativo, que resultaram em reuniões como parlamentar em dias úteis e durante o expediente na prefeitura.

Durante a sessão de julgamento, o advogado de Katiusce disse que os parlamentares citam artigo do regimento interno, teoricamente desrespeitado, sobre recebimento de qualquer título em proveito próprio, durante o exercício parlamentar.  

"O que ela roubou como vereadora, que propina? É em cima disso que ela está sendo julgada. A questão de horário incompatível ficou para escanteio". Continua dizendo que os vereadores 'meteram o bedelho' onde não deveriam, uma vez que, se houve desrespeito, seria de horário da Prefeitura de Chapadão do Sul, portanto, instituição que deveria intervir. 

Dos 9 vereadores, 6 foram favoráveis à cassação, enquanto três rejeitaram. A votação foi de forma secreta, com cédulas inseridas em urnas. O decreto legislativo de cassação de mandato deve ser publicado nesta quarta-feira.