Industria

Drive-thru de testes de Covid-19 da FIEMS já atendeu 1.283 pessoas

Testes de antígeno estão disponíveis de forma gratuita para toda a população de Campo Grande





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Em apenas uma semana de funcionamento, o “Testômetro”, drive-thru de testagem de Covid-19 da FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul), já atendeu 1.283 que se interessaram e conferir se estavam positivadas ou não para o coronavírus. Desse total, 85,45% apresentaram resultado negativo, enquanto 14,55% tiveram resultado positivo.

Segundo a enfermeira do trabalho do SESI, Nathália Mendes Soares, os números de testes agendados representam a boa aceitação da população. “As pessoas estão aproveitando a oportunidade de fazer o exame. O público é variado, atendemos pessoas sintomáticas, pessoas que tiveram contato próximo com alguém que testou positivo e assintomáticos também”.

Para Nathália Soares, os resultados para a primeira semana de trabalho são bons e a tendência é que melhorem nos próximos dias. “Os testes contribuem com o diagnóstico de novos casos positivos e, assim, ajudam a diminuir a disseminação da covid-19. Além disso, conforme a população vai tendo conhecimento sobre a disponibilização dos testes de forma totalmente gratuita, mais pessoas deverão se interessar”.

Testes ajudam a identificar se o paciente está com a infecção ativa

O drive-thru de testagem está instalado no Edifício Garagem do Sistema FIEMS, em frente ao Edifício Casa da Indústria, em Campo Grande (MS). O exame oferecido é o teste rápido de antígeno para diagnosticar a Covid-19. Por meio de um swab nasal (cotonete específico) introduzido na narina e é colhida a secreção nasal. Essa é a forma de identificar se o paciente apresenta infecção viral ativa.

População aprova testes gratuitos

Com uma fila diária de carros, o drive-thru do Sistema FIEMS tem feito sucesso entre a população, que encontrou no “Testômetro” uma forma de garantir se está ou não infectado. Esse foi o caso do empresário Ederson Santana, que tentou agendar assim que foi possível a realização do exame. “Minha esposa está com sintomas, mas eu não apresentei nada, então não consigo fazer o teste pelo Corpo de Bombeiros. Como soube dessa testagem da FIEMS, já marquei para saber se estou ou não com Covid-19”.

Na mesma linha, o servidor público Nilton Pires dos Santos decidiu agendar um horário por estar com febre e dor no corpo. “Pode ser apenas uma gripe, mas agora com essa pandemia, qualquer espirro já é motivo para ficarmos alerta. Por isso aproveitei e já vim fazer o teste pela FIEMS e já saber se devo ou não me isolar”.

Já o vigilante João Marques Sanchez acabou de ser contratado por uma nova empresa e agendou o teste de covid-19 pelo Sistema FIEMS antes de começar a trabalhar. “Foi um pedido dessa empresa como forma de garantir a saúde e a segurança dos seus colaboradores. E eu me sinto valorizado como funcionário e agradecido por ter a oportunidade de realizar o teste de forma rápida e gratuita aqui no drive-thru”.

Agendamento continua

Os testes são disponibilizados para toda a população de forma totalmente gratuita, mediante agendamento. Para isso, os interessados devem acessar o site www.fiems.com.br, preencher os dados necessários para cadastro e escolher o melhor horário, que deverá ser de segunda à sexta-feira, das 8h às 12 horas e das 13h às 16h30. Os resultados serão disponibilizados pelo número de WhatsApp cadastrado em até 2 horas após a coleta

 

 

 

Fiems