Política e Transparência

CPI da Pandemia: Mandetta diz que Brasil nunca fez ‘lockdown de verdade’

Ex-ministro afirmou que não era viável instalar barreiras sanitárias nas fronteiras



Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Em depoimento à CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) da Pandemia, no Senado Federal, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM-MS) disse que o Brasil nunca adotou medidas de fechamento efetivas durante a pandemia de Covid-19. Para ele, o lockdown foi decretado sempre no afogadilho.

“Nunca se fez lockdown de verdade. Era sempre depois do leite derramado. Se acabou leito, fecha. Se acabou kit intubação, fecha. Estávamos sempre um passo atrás do vírus. Araraquara mesmo só adotou depois que não tinha mais leito. O vírus se impõe e não negocia, seja rico ou pobre”, afirmou.

Indagado pelo senador Otto Alencar (PSD-BA) porque não se impôs barreiras sanitárias no início da pandemia, o ex-ministro relatou a inviabilidade técnica dessas medidas principalmente por falta de pessoal. “Nós temos mais de 16 mil quilômetros de fronteira seca, um número incomensurável de fronteira marítima e tinha a via aérea. Essas equipes sanitárias nos aeroportos são egressos da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), não havia mais recomposição de pessoal há vários anos, não tinha concurso”, justificou.