Política e Transparência

'Pazuello me deixou sem respostas', diz Simone sobre cronograma de vacinas

A parlamentar questionou o ministro sobre quando ele esperava imunizar pessoas acima de 60 anos e comorbidades, mas ele não respondeu



- Eduardo Miranda / Correio do Estado



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A senadora Simone Tebet (MDB), afirmou em visita ao Correio do Estado, que ao sabatinar o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, ele não soube responder uma pergunta que ela classificou como simples sobre o Plano Nacional de Imunização (PNI) contra o novo coronavírus (COVID-19).

“Perguntei a ele simplesmente quando teríamos todas as pessoas com idades acima de 60 e com comorbidades imunizadas, mas ele não soube me responder. Esse fato me assustou muito ”, revelou.  

A pergunta foi feita durante a sabatina realizada pelo Congresso Nacional que teve o objetivo de questionar ações do ministério no combate à crise sanitária, bem como o cronograma de vacinação.  

Para a senadora, o que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seu governo precisa entender é que, a tão sonhada abertura total e retomada da economia poderia acontecer após os grupos prioritários serem imunizados.  

“Essa parcela da família vacinada, poderemos voltar, como restrição é claro, é um nível de normalidade. Esse grupo são os mais vulneráveis ​​e são responsáveis ​​pelo aumento ou não da taxa de ocupação nos hospitais, ou seja, eles imunizados podem reabrir até baladas, pois podem sobrar leitos e alguém caso seja atingido pela forma mais grave da doença, terá o tratamento necessário para evitarmos a morte dele ”,  

Cenário pandêmico

Para a senadora, o cenário pandêmico no Brasil é muito grave, pois o país está no contramão de diversos países do mundo onde uma curva de contágio e mortes estão caindo. “Nós perdemos o controle da crise sanitária, pois o mundo tem outra realidade, por conta da vacinação e políticas corretas de combate ao coronavírus. O Brasil é o único país do mundo onde o sistema de saúde está colapsando, mas não temos nenhum planejamento e nenhuma coordenação por parte do maior dirigente, com isso uma pandemia está fora de controle ", analisou. 

Sobre a demora em contratos firmar de compra de vacinas por parte do governo federal, uma senadora afirmou que o Congresso Nacional tentou dar sua contribuição, seja na questão de saúde, liberando recursos da União para socorrer Estados e municípios, aprovação do auxílio e financiamento para empresas.  

"Com todas essas frentes nós esperávamos que em 2021 estaríamos com a pandemia mais controlada, pois nós temos malha do Sistema Único de Saúde (SUS), no qual todo mundova, mas se informados extremamente importantes. Ele tem capacidade de imunizar pelo menos 4 milhões de pessoas por dia, ou seja, isso só não ocorre porque não temos imunizante o suficiente, pois esse montante de 4 milhões por dia, nós levamos um mês para chegar a esse montante ”, concluiu.