Política e Transparência

Vereador vai ao MP e quer medidas judiciais contra mau cheiro causado por empresa

Tiago Vargas se reunO vereador Tiago Vargas (PSD) irá acionar o MPMS (Ministério Público de MS) em busca de medidas judiciais contra o mau cheiro causado por fábrica de fertilizantes na região sul de Campo Grande. Outros vereadores já haviam se manifestando



Odor fica mais intenso durante a tarde, segundo moradores. (Foto: Henrique Arakaki/Midiamax)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O vereador Tiago Vargas (PSD) irá acionar o MPMS (Ministério Público de MS) em busca de medidas judiciais contra o mau cheiro causado por fábrica de fertilizantes na região sul de Campo Grande. Outros vereadores já haviam se manifestando propondo até o remanejamento da empresa, que trabalha com resíduos, para fora do perímetro urbano.

O problema há anos assola a população de bairros como o Dom Antônio Barbosa, Parque do Sol, José Teruel Filho, Parque do Lageado, Jardim Colorado e Pênfigo. Segundo os moradores, o odor fétido piora durante a tarde, provocando náuseas, mal estar, afastando visitas e atrapalhando até a alimentação.

“Já estou pedindo para minha equipe jurídica encaminhar ofício ao Ministério Público Estadual, para que medidas judiciais possam estar sendo tomadas”, afirmou Tiago, adiantando que pretende fiscalizar a situação.

Reunião

Além das medidas judiciais, o vereador informou que fará na próxima quinta-feira (11), às 14h, reunião com os moradores da região para discutir o problema. A intenção é buscar uma solução conjunta. Apesar do aterro sanitário existente na região, os moradores dos bairros do entorno atribuem o mal cheiro à fábrica de fertilizantes próxima. Eles afirmam que antes da chegada da empresa, o odor não era tão intenso.

O presidente da associação de moradores do Lageado, Ronny Leão, afirma que já foi feita uma visita na empresa de fertilizantes e no aterro, para verificar qual seria a origem dos problemas. Porém, ele aponta que a causa do mau estar nos moradores do bairro seria, de fato, originado pelo adubo produzido na empresa. A dona de casa Rosimeire Cardoso, de 38 anos, afirma que trabalhava no lixão e que se mudou para o bairro Lageado há 22 anos. “O cheiro não era tão forte, não era do lixão”.

A empresa de fertilizantes apontada como a causa do transtorno aos moradores é a Organoeste. O gestor da empresa, Flávio Pereira, conversou com a reportagem do Jornal Midiamax e discorda da posição dos moradores. Ele ainda disse que a empresa está aberta para visitas, caso ainda acreditem que é a causa do mau cheiro. “A nossa empresa não é uma perfumaria, trabalho com resíduos. A gente recebe o resíduo faz o tratamento e não existe um cheiro que comprometa os bairros”, disse