Política e Transparência

Depois de 90 dias de interdição, trecho da avenida Ernesto Geisel será liberado

previsão é de que a passagem seja liberada uma hora depois de concluída a aplicação do pavimento



Foto: Secreta Nantes/PMCG



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O trânsito na avenida Ernesto Geisel, na ponte sobre o rio Anhanduí, deve ser reaberto ainda neste fim de semana em Campo Grande. O trecho estava interditado há quase 90 dias para a construção de 12 metros de gambião sob a estrutura e para implantação de soleiras de amortecimento de água no leito do rio.

O prefeito Marquinhos Trad (PSD) esteve presente na manhã deste sábado (20) para vistoriar o serviço de aplicação da capa asfáltico nas duas cabeceiras da ponte, que liga os bairros Jacy e Marcos Roberto, com acesso pela Avenida Europa e Rua Bonsucesso. A previsão é de que a passagem sobre a ponte seja liberada uma hora depois de concluída a aplicação do pavimento.

Estão sendo utilizados aproximadamente 115 toneladas de massa asfáltica.  O aterro foi refeito, já que em janeiro houve a remoção para que empreiteira (responsável pela revitalização do córrego) pudesse dar continuidade às paredes de contenção das margens do lote três da obra, que abrange o trecho as ruas do Aquário e o Bonsucesso.

A previsão da Prefeitura é que até agosto seja possível inaugurar o lote 1, incluindo o primeiro trecho da ciclovia e o recapeamento das duas pistas da avenida Ernesto Geisel. São 551,6 metros entre as ruas Santa Adélia e Abolição, onde as margens já foram recompostas. Aproximadamente 75 % do gabião projetado para o trecho está pronto. Nos próximos dias começa o serviço de urbanização das margens, com abertura de ciclovia e instalação de guard rail (mureta). As duas pistas da Avenida Ernesto Geisel, que margeiam o rio, serão recapeadas.

O trecho onde as obras devem terminar só no final do primeiro semestre de 2020, é justamente o lote 2 (entre as ruas Abolição e Bonsucesso), de 860 metros, onde que, por razões de segurança, foi preciso interditar o trânsito na pista centro/bairro. Segundo a prefeitura, o solo é muito frágil, com nascentes, vulnerável à movimentação de terra que está sendo feita nas margens do rio. Além de gabião, haverá trechos com placas de concreto.  Aproximadamente, 45% do serviço está pronto.

Já o lote 3, de 420 metros, que termina exatamente na ponte da Rua Bom Sucesso, deve ficar pronto até dezembro deste ano. Até agora já foram implantados 50% do gabiões previstos. Dos 4,4 mil metros de manta geotêxtil que revestirão os barrancos, mais de 3,5 mil metros já foram instalados. Este material, feito com poliéster, é colocado atrás das paredes de gabião, reforçando ainda mais a proteção das margens do aparecimento de novos processos erosivos. Dos 20 mil metros de muros de contenção em concreto armado programados, mais de 8 mil metros já foram colocados.

(com informações da PMCG