Geral

Covid-19: Moderna solicita uso da vacina na Europa e EUA

A empresa de biotecnologia anunciou nesta segunda-feira (30) que vai apresentar os resultados da fase 3 dos testes a órgãos regulatórios



Considerada inovadora, a vacina Moderna é feita com RNA mensageiro Dado Ruvic/Illustration/Reuters



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A Moderna, empresa norte-americana de biotecnologia, anunciou nesta segunda-feira (30) que vai pedir autorização às agências regulatórias da Europa e dos Estados Unidos para o uso emergencial de sua vacina contra a covid-19, segundo divulgado pela empresa.

As agências regultórias em questão são a FDA (Food and Drug Administration) e EMA (Agência Europeia de Medicamentos). A Moderna deve apresentar os resultados dos testes da terceira e última fase do imunizante aos órgãos, que, segundo a empresa divulgou na semana passada, demonstraram 94% de eficácia. 

Saiba mais: Moderna anuncia que sua vacina contra covid tem 94,5% de eficácia

"Esta análise primária positiva confirma a capacidade de nossa vacina de prevenir a covid-19 com 94,1% de eficácia e, mais importante, a capacidade de prevenir o agravamento da doença. Acreditamos que nossa vacina fornecerá uma ferramenta nova e poderosa que pode mudar o curso desta pandemia e ajudar a prevenir doenças graves, hospitalizações e morte”, afirmou o CEO da Moderna, Stéphane Bancel.

A Moderna é a segunda empresa a solicitar ao FDA autorização para uso emergencial de uma vacina contra o coronavírus; a primeira foi a Pfizer, realizada uma semana antes, dia 20 de novembro. 

A previsão é que a vacinação, por meio do uso emergencial, seja realizada a partir de 7 de dezembro no Reino Unido e de 8 a 10 de dezembro nos Estados Unidos, segundo divulgado no domingo (29) pelo jornal britânico Fianancial Times. 

uso emergencial é um mecanismo que permite que a vacina seja aplicada antes da conclusão de todas as fases de testes dos estudos clínicos. A Rússia e a China fizeram esse tipo de aprovação para vacinas contra a covid-19. O recurso de uso emergencial foi usado na República Democrática do Congo, em 2018, e na Guiné, em 2015, para combater o ebola. 

A participação do Brasil no Covax (Fundo de Acesso Global à Vacina para covid-19) pode garantir que o país tenha acesso a vacina Moderna.