Política e Transparência

Logística para testagem em massa de 600 servidores adia retorno ao trabalho presencial no TCE-MS

Funcionários do tribunal se preparavam para voltar esta semana, mas nova portaria postergou data para 19 de outubro





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Os TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) adiou o retorno ao trabalho presencial de seus servidores para 19 de outubro. Até lá, a ideia é que todos os funcionários da instituição passem por testes para o novo coronavírus.

Portaria publicada na semana passava marcava a volta ao expediente presencial para a próxima quinta-feira (1º). Porém, ato normativo editado hoje (28) decidiu pela postergação.

A nova portaria fala em suspensão dos testes rápidos no quartel central do Corpo de Bombeiros, em Campo Grande. A SES (Secretaria de Estado de Saúde) nega a informação e ressalta que o agendamento e os exames no local seguem regulares.

Via assessoria de imprensa, a pasta afirma que o TCE-MS solicitou a testagem em massa a seus 600 servidores antes de retornar ao trabalho in loco. A SES, por sua vez, pediu mais tempo para dar conta da logística exigida, o que provocou o adiamento pelo tribunal.

Segundo dados da secretaria, Mato Grosso do Sul já soma 68.325 casos confirmados de covid-19, bem como 1.278 mortes pela doença.

Retorno gradual

A volta dos servidores do TCE-MS, que atuavam em home office diante da pandemia do novo coronavírus desde março, será gradual. As sessões, por outro lado, serão mantidas apenas em ambiente virtual.

O retorno ao expediente presencial seguirá série de condições. Entre elas, a limitação do número máximo de servidores a 50% da capacidade nos gabinetes, divisões de fiscalização e demais unidades. A definição caberá aos responsáveis por setor – conselheiros, chefes e diretores, por exemplo.

Além disso, a volta da totalidade dos funcionários ficará condicionada à evolução das medidas públicas de afrouxamento do distanciamento social.

O TCE-MS também se submeterá às normas municipais de enfrentamento ao coronavírus –que recomenda higienização de mãos, distância mínima de 1,5 metro entre servidores e uso de máscaras de proteção.