Itaporã

Denúncias de estelionato aumentam 400% em Itaporã durante a pandemia

Foram registrado nos primeiros seis meses 50 denuncias de estelionato





Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Nos primeiros seis meses deste ano, a delegacia de polícia de Itaporã registrou 50 casos de Estelionato muito deles pela internet, um momento de 400% em relação ao mesmo período do ano passado que houve 17 casos de denúncia de estelionato.

O delegado explica que em 2019 na mesma época houve denúncias de 17 casos de estelionato enquanto neste ano até o momento já foram registrados 50 denúncias de estelionato.

Pequenos cuidados e uma atenção maior em mensagem recebida de números desconhecidos, e e-mail com links de procedência duvidosa podem ajudar o cidadão a não cair nesses golpes digitais. Outro fator é que os estelionatários estão usando estratégias mais elaboradas para aplicar o golpe. Dr Rauali Kind Mascarenhas, explicou que houve dois casos no município em que uma mulher se passou por uma funcionaria de banco, e aplicou golpe do cartão.

Delegado de Polícia ressalta que as redes sociais têm que ser usada com responsabilidade, comunicar imediatamente, nos seus grupos que você passou a ser vítima de um golpe, para que os seus contatos saibam e caso recebam alguma informação sua, já desconfie.

Obter vantagens ilícitas, mantendo ou induzindo alguém ao erro mediante artifício fraudulento é crime previsto no artigo 171 do código penal brasileiro conhecido como estelionato. Com a grande adesão das pessoas ao mundo digital, esse crime passou a ser cometido com mais seqüência.

“As vítimas descrevem os mais variados tipos de golpes, que pode ocorrer pessoalmente, por ligação telefônica ou online”. De acordo com o delegado de Polícia Civil de Itaporã este aumento pode estar diretamente relacionado ao fato de as pessoas estarem passando mais tempo em casa e conseqüentemente na internet. “Os estelionatários aproveitam para oferecer benefícios vida avalia. Para delegados o estelionatário não tem perfil de violência física, mas sim de violência moral”.

 Aparecido Francisco