Política e Transparência

Atitude ‘prudente’, adiamento das eleições precisa ser definido logo, diz presidente do PT

Reunião entre autoridades chegou ao consenso de mudança da data, que ainda precisa ser votada no Congresso



Vladimir Ferreira, presidente do PT de Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo pessoal).



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O presidente do PT em Mato Grosso do Sul, Vladimir Ferreira, afirmou que o adiamento das eleições 2020 é “a atitude mais prudente a ser tomada”, mas cobra também que o Congresso Nacional defina logo a mudança, para que partidos e candidatos consigam se organizar.

“Todo mundo quer que as eleições aconteçam, que o processo transcorra em sua plenitude, mas infelizmente essa incerteza quanto à evolução da pandemia impedem”, avaliou. Para o dirigente, a indefinição atrapalha os projetos.

Apesar de decidido, o adiamento precisa ser votado no Congresso Nacional por meio de uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição). A ideia é marcar o primeiro turno em 15 de novembro e, em cidades com segundo turno, fazê-lo em 6 de dezembro. “É preciso que haja essa definição e que as autoridades possam acompanhar a evolução ou não essa situação sanitária que vivemos”.

 

Decisão pelo adiamento após reunião

Na terça-feira (16), autoridades e especialistas em saúde participaram de reunião virtual para discutir a possibilidade de adiamento das eleições, devido à pandemia causada pelo coronavírus (Covid-19).

O consenso, segundo informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), era que o pleito eleitoral ocorresse ainda neste ano, mesmo que com a data modificada. Até então, de acordo com o calendário eleitoral, a eleição ocorreria em 4 de outubro.

Ainda na reunião, o presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), ministro Luís Roberto Barroso, destacou que “esse foi um encontro interessante entre ciência, direito e política com a proposta de encontrarmos a melhor solução para o país”.