Mundo

Europa teme invasão de vespas gigantes e assassinas vindas da Ásia

Insetos gigantes destroem colmeias de abelhas em poucas horas e cientistas temem que isso afete a polinização de países inteiros



Reprodução



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A Europa, especialmente o Reino Unido, está se preparando para uma invasão de vespas gigantes asiáticos também conhecida como vespas mandarinas. em alguns países, ele é considerado o inseto mais mortífero existente, causando dezenas de mortes humanas.
 
O tabloide Mirror a firma que custará ao Reino Unido cerca de R$ 48,5 milhões (7,6 milhões de libras) para lidar com o problema e também pode colocar ainda mais em risco as abelhas que vivem lá, uma vez que ela se alimentam de mel e destrói com meias inteiras em poucas horas.
 
Além disso, pode matar um humano com uma picada se ele for alérgico,Segundo estudos, elas chegaram à Europa em 2004, vindas acidentalmente da China, desde então, estão se espalhando rapidamente.Especialistas afirmam que elas estão colonizando a França a uma taxa de 60 a 80 km por ano
 
Outros países também estão sendo invadidos e colonizados, e mortes já começaram a ocorrer. Espanha em 2010, Portugal e Bélgica em 2011, Itália em 2012 e Alemanha em 2014, estão entre eles. O medo maior é que a colonização de territórios por esses insetos faça cair drasticamente a taxa de polinização nesses locais, causando danos irreparáveis
 
As vespas são alguns dos bichos mais temíveis da natureza: agressivas, destruidoras e vorazes, elas enfrentam tudo que aparece pela frente. Conhecer as vespas não impediu cientistas de se assustarem com as técnicas perturbadoras de sobrevivência das vespas chamadas Crypt Keeper (Guarda-criptas, em tradução livre). Ela é capaz de fazer uma "lavagem cerebral" em outras vespas, depositando larvas que devoram seus corpos
 
Essa estranha espécie de vespa foi descrita pela primeira vez em 2017. O nome "guarda-cripta" foi uma homenagem à mitologia egípcia: mais especificamente o episódio em que Set prende o irmão Osíris em uma cripta com o intuito de matá-lo.
 
Prender irmãos numa cripta é exatamente o que elas fazem. Ao ponto de inspirarem boatos de que o conceito da franquia Alien (um alienígena que cresce e devora o hospedeiro) foi baseado nessas vespas.
 
Normalmente, as vítimas das guarda-criptas são as chamadas Bassettia pallida, uma espécie de vespa que deposita os ovos em galhos de carvalho, numa construção conhecida como "cripta". Sabendo disso, as guarda-criptas depositam seus próprios ovos dentro dessa cripta, como é possível ver no desenho acima. E aí um processo digno de filme de terror acontece.
 
As larvas de guarda-criptas eclodem dentro das larvas de Bassettia, as infectando mentalmente. Quando as Bassettia eclodem, elas sofrem uma espécie de lavagem cerebral e não conseguem sair do casulo.
 
Elas fazem um buraco pequeno o suficiente apenas para retirar a cabeça do casulo, enquanto o corpo delas é devorado pelas larvas de guarda-cripta.
 
No final, as guarda-criptas eclodem de dentro da cabeça das Bassettia, numa cena 100% digna do filme Alien.
 
Cientistas ainda não sabem exatamente como esses mecanismos de controle mental funcionam, mas ficaram chocados com a crueldade predatória envolvida nele.
 
Como ela consegue exercer essa capacidade com animais tão diversos, ainda é um mistério da Natureza
 
Mas lembre-se: quando não estão sendo parasitadas, as vespas fazem isso aí na imagem, parasitando outra espécie, como lagartas de borboleta
 
Um estudo amplo feito por cientistas da universidade Rice, em Houston Estados Unidos em 2019 identificou que as guardas criptas conseguem exercer esse controle mental em pelo menos outras seis espécies de vespas e besouros.
 
Como ela consegue exercer essa capacidade com animais tão diversos, ainda é um mistério da natureza, mas lembre-se quando não estão sendo parasitados, as vespas fazem isso aí na imagem, parasitando outra espécie como lagartas de borboleta.