Política e Transparência

Coronavírus não deve tirar foco da dengue, diz Marçal Filho

As notificações suspeitas de dengue somam 40.215 no Estado. Já as confirmações são 15.084



Deputado diz que população deve aproveitar quarentena para eliminar focos de dengue Foto: Luciana Nassar



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A pandemia do coronavírus não pode ocultar e tirar a devida atenção da importância da prevenção e do combate do mosquito Aedes Aegypti e as doenças que ele transmite, como a dengue, zika e a chikungunya. A opinião é do deputado estadual Marçal Filho (PSDB).

O parlamentar vê com preocupação o aumento do número de casos e de mortes este ano. Último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) mostra que, em na última semana, Mato Grosso do Sul registrou duas mortes por dengue e 1.463 novos casos.

Conforme o boletim epidemiológico, 76 dos 79 municípios sul-mato-grossenses estão com alta incidência da doença, quando as notificações passam de 300 a cada grupo com 100 mil habitantes. As notificações suspeitas de dengue somam 40.215 no Estado. Já as confirmações são 15.084. 

"Há uma preocupação com o coronavírus porque é um vírus novo. Ninguém tem imunidade, então, a chance de ele infectar um número muito grande de pessoas é alto. No entanto, temos outras doenças no Brasil com as quais temos que nos preocupar, entre elas a dengue”, diz o parlamentar.

Para Marçal Filho, a população e o poder público não podem se acostumar que várias pessoas vão ficar doentes e algumas delas, morrer e entrar para as estatísticas. Especialistas têm alertado que o período de maior incidência da dengue, assim como da gripe comum, pode coincidir com o pico de contaminação do covid-19, meses de abril e maio, por isso, é fundamental que a população aproveite a quarentena para, também, se proteger do mosquito transmissor e eliminar criadouros do mosquito.