Policial

PF cumpre mandados de prisão em sequestro de boliviano refugiado no Brasil

Policiais militares estão envolvidos no esquema; corregedoria foi acionada



Foto: Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A Polícia Federal com apoio da corregedoria da Polícia Militar do Mato Grosso do Sul cumpre desde ontem (17) mandados de prisão, busca e apreensão na operação Refúgio contra indivíduos que sequestraram um homem boliviano refugiado em Corumbá cidade sul-mato-grossense de fronteira.  

A ação criminosa ocorreu no mês de agosto de 2019, quando o cidadão boliviano foi abordado por homens armados em um comércio e foi levado à força para a Bolívia. Na ocasião, ao passar pelo Posto Esdras, ponto de controle migratório em Corumbá, o homem tentou fugir dos sequestradores, mas foi impedido e retirado do País.

A Polícia Federal descobriu toda a dinâmica dos fatos e identificou que os envolvidos no crime tentaram se passar por Policiais Federais e foi constatado o envolvimento de Policiais Militares no crime. A Corregedoria da Polícia Militar foi acionada. 

Segundo a polícia, quando alguém retira  ilegalmente um estrangeiro, na condição de refugiado no território nacional, implica como delitos de sequestro e de migração ilegal com o uso da violência. 

Após a deflagração, haverá a comunicação, pelos meios oficiais, às autoridades bolivianas dos dados da operação, para que sejam tomadas as medidas necessárias. 

OPERAÇÃO REFÚGIO

O nome da operação é uma alusão ao instituto de direito internacional que abrigava o cidadão boliviano no território nacional antes de sua retirada ilegal do Brasil.