Contato: (67) 98186-1999 - Mande um whats!
Home | Notícias | Fotos | Vídeos | Anúncie | Contato

Quarta-feira, 21 de Novembro de 2018





Confira as indicações dos vereadores de Itaporã, Sessão Ordinária de 05/11/2018
Os vereadores que as apresentaram solicitam ao Poder Executivo melhorias em diversas localidades do município.


09 de Novembro de 2018 - 09:50           principal  |  imprimir - Enviar Materia

 

Confira as indicações dos vereadores de Itaporã, Sessão Ordinária de 05/11/2018

 
 
Confira as indicações durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Itaporã, realizada na noite desta segunda-feira (05/11). Os vereadores que as apresentaram solicitam ao Poder Executivo melhorias em diversas localidades do município.

Indicação do Vereador Lindomar de Freitas 
Indicação nº 12/2018

Senhor Prefeito, Senhor Gerente Depois de conversar com servidores municipais, pesquisei a lei 2290 de 2013, que regulamenta os valores das diárias pagas ao funcionalismo público municipal. Nela podemos conferir que existe muita diferença de UFERMS pagos entre os quatro grupos, sendo que acredito ser necessário um aumento nos valores pagos aos grupos II, III e, principalmente, IV. 

Em relação a cotação atual do UFERMS, em alguns casos os funcionários dos grupos III e IV não conseguem custear suas despesas básicas durante viagens. 

Sendo que estes, na maioria dos casos, são os que acompanham moradores de Itaporã em compromissos médicos. Aguardamos respostas de atitudes a serem adotadas relacionadas ao caso e já certo de vossas compreensões, externo os sentimentos de agradecimentos. 


Indicação do Vereador  Matos
Indicação nº 88/2018

Solicita ao senhor  José Antonio Vieira – Responsável pelo Loteamento Brinco Di Oro, informações a respeito da previsão de conclusão da rede de água potável e demais estruturas dos referidos loteamentos

Requerendo informações a respeito da previsão de conclusão da rede de água potável e demais estruturas dos referidos loteamentos. Destaco ainda que muitos já tem condições de iniciar a construção de sua moradia própria, mas necessita de água e luz para que possam dar inicio a obra. 

Outrossim, que a solicitação visa prestar conta a população por parte deste Vereador. Requer ainda, com base no artigo 114, parágrafo 3º, inciso VII do Regimento Interno, que esta proposição seja discutida e votada na Ordem do Dia da presente sessão.


Indicação do Vereador Matos
Indicação nº 123/2018

A Sua Excelência MARCOS ANTÔNIO PACCO - PREFEITO

No sentido de realizar a instalação de Redutor de Velocidade na Rua Anedino Rodrigues de Souza entre as Ruas Zuza Ferreira Nascimento e Rua Mariele, entre os Bairros Jardim Santa Terra e Santa Maria

Visando melhor segurança aos usuários da via, em especial no cuidado com os pedestres, crianças e idosos, é que faz necessária a presente indicação tramitar nesta importante Casa de Leis com a consequente Aprovação.

 É sabido que naquela localidade o transito de veículos automotores tem se intensificado graças ao progresso e desenvolvimento daquela região impulsionada, sobretudo por ações do poder publico (construção de moradias e infraestrutura urbana), acarretando também o aumento da velocidade veicular, incorrendo em risco de acidentes, impondo-se a todos e em especial, ao poder público municipal, o dever de contra prestacionar o contribuinte por meios que possa garantir a segurança no transito. 

Ressalto que dentro da perspectiva de segurança aos moradores e usuários dos passeios, via publica e outros, faz se necessário a imediata instalação de redutor de velocidade atendendo os princípios da administração publica (conveniência e oportunidade e precaução) dentro da reserva do possível a proporcionar a todos a sensação de segurança e presença da administração publica. 


Vereadora Marlei do Hospital
Indicação nº 122/2018

A Sua Excelência Marcos Antônio Pacco - Prefeito Municipal

Requerendo aumento do terreno do Cemitério de Piraporã.

O Distrito de Piraporã está com um urgente problema para ser resolvido: a falta de espaço para construção de jazigos no cemitério, pois está quase no limite. Com o passar dos anos, os cemitérios foram crescendo e ficando espremidos pelo aumento do Distrito e hoje não têm mais para onde crescer, enquanto o número de sepultamentos só sobe.  

Portanto solicito providências junto às autoridades municipais para resolver essa situação o mais breve possível, pois corre o risco de alguém falecer e daqui uns meses não terem espaço para o sepultamento. 


Vereadora Lourdes Struziati
Moção nº 24/2018
Moção de Congratulações aos Freis Franciscanos e aos Missionários Almães que fizeram e fazem parte da nossa Comunidade Itaporaense

A Ordem Franciscana foi criada como uma Ordem de Irmãos, que assumiam a missão de viver e pregar o Evangelho. Não era uma Ordem Clerical (Ordem composta por sacerdotes), como outras que já existiam. 

O próprio Francisco não quis ser sacerdote e os primeiros frades também não tinham esse objetivo. Desde o início, porém, como mostra a história de Frei Silvestre, houve o ingresso de alguns sacerdotes já formados, que desejavam ser franciscanos. Algum tempo depois, sobretudo quando Santo Antônio, professor de Teologia, ingressou na Ordem, passou a ensinar Teologia aos frades e alguns deles passaram a se ordenar sacerdotes. 

Mais tarde, devido principalmente às necessidades da Igreja, a maioria dos frades passou a se ordenar. Mas até hoje, dentro da ordem Franciscana, convivem como irmãos, em igualdade de condições, frades sacerdotes e não sacerdotes (estes chamados outrora de irmãos leigos, por não serem sacerdotes), cada um exercendo a sua função. 

No Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, chegaram há 80 anos vindos da Província Franciscana da Turíngia, na Alemanha, chegaram para fundar uma nova missão, dizendo que devido a circunstâncias vieram fazer parte da Providência Divina. 

A missão Franciscana fundada pela Província de Santa Isabel da Turíngia no Mato Grosso, por decreto do Ministro Geral em 1938, registrado em Cuiabá com a denominação de Missão Franciscana de Primeira Ordem de São Francisco, depois devido a mudança na legislação franciscana em 1967 passou a ser chamada de Custódia Franciscana das Sete Alegrias de Nossa Senhora. 

Portanto em 1938 chegam a Entre Rios, atual Rio Brilhante os primeiros missionários franciscanos para fixarem moradia. Segundo Frei Eucácio Schmitt encarregado de organizar a nova missão aqui no Mato Grosso do Sul, pois a realidade desafiava, questionava e por si já exigia respostas cotidianas destes primeiros frades que com coragem, ousadia e firmeza no Evangelho se dedicaram a essa grandiosa missão. 

Os Missionários Alemães são chamados de Redentorista, chegando ao Mato Grosso do Sul e Paraná, iniciou-se em 1930, com a chegada dos missionários norte-americanos de Baltimore, Estados Unidos, em Aquidauana/MS. Os primeiros redentoristas, a residirem no local, foram os padres Francisco Mohr e Afonso Maria Hild. Em diversos lugares, os redentoristas fundavam as Associações Religiosas, Confrarias do Perpétuo Socorro e Santo Afonso, e Cruzada Eucarística. Empenhavam, também, na fundação de Escolas Paroquiais e Colégios. Trabalham muito, também, nas missões populares, na orientação de retiros e nos Santuários do Perpétuo Socorro, em Curitiba/PR e Campo Grande-MS. Além das pastorais ordinárias (paroquiais) e extraordinárias (santuários), os redentoristas atuam na orientação de retiros espirituais e na coordenação de tratamentos de dependentes químicos e depressivos, e nos Meios de Comunicação. 

Aqui no município de Itaporã construíram casas ao qual é chamado de Comunidade Porciúncula, um bairro construído com doações pelos Missionários Alemães. Portanto o carisma franciscano se revela como uma das experiências missionárias mais marcantes desenvolvidas com a juventude, pois esta espiritualidade representa uma determinada vivência e forma de estar mais perto das pessoas: “Para os Franciscanos, o modo de ser e estar entre o povo já é uma forma de evangelização. 

Procuramos mostrar aos jovens que a simples presença fraterna, amiga, solidária e alegre é um grande testemunho da grandeza de Deus”. Outro aspecto da evangelização franciscana seria a “fraternidade”, “Tudo o que fazemos é sempre a partir dela, é a ‘fraternidade’ quem evangeliza. Além do que realiza diversos trabalhos ligados a ação evangelizadora da Igreja, atendendo a comunidade e grupos, lutando pela integridade da Criação, pela promoção da pessoa humana, pela paz e pela justiça. 

Sendo assim com essa singela homenagem queremos congratular os Freis Franciscanos Roberto Miguel do Nascimento, Rogério Viterbo de Souza, Érico Renz, Nelson Bernardes Martins, Alvino Francisco de Souza, Rinaldo Aparecido Santiago, José Sérgio dos Santos de Oliveira e o Frei Rogério pela Missão Franciscana, e os Missionários Alemães Freis Bernardo Dettling e Miguel Loffer. Solicito ainda, com base no artigo 114, parágrafo 3º, inciso VII do Regimento Interno, que esta proposição seja discutida e votada na Ordem do Dia da presente sessão.



Redação/Assessoria











Plantão

.
20/11/2018 - 22:05   Alexandre Mantovani é eleito presidente da OAB em Dourados
20/11/2018 - 21:54   Futuro ministro da saúde Mandetta diz que ´Mais Médico´ parecia convênio entre Cuba e PT
20/11/2018 - 16:43   João Batista de Camargo é reconduzido à Presidência do Sindical
20/11/2018 - 15:05   Vereadora Marlei do Hospital sugere instalação de cestos ecológicos em bocas de lobo
20/11/2018 - 12:12   Repórter da Globo, Fabíola Andrade nega assédio e diz que colega a procurou
20/11/2018 - 12:10   Por que os meninos adolescentes precisam de um especialista
20/11/2018 - 12:07   Homem que energizou cerca onde menor morreu é preso em flagrante por homicídio
20/11/2018 - 12:07   Pare-e-siga da CCR MSVia auxilia execução de serviços na BR-163/MS
20/11/2018 - 11:58   Na reta final para o desligamento do sinal analógico, Seja Digital reforça ações em Dourados e região
20/11/2018 - 11:53   Senai de Corumbá oferece especialização técnica em segurança do trabalho para a construção civil
20/11/2018 - 10:25   Adolescente de 16 anos, com várias passagens pela polícia é encontrado morto em Itaporã
20/11/2018 - 09:44   URGENTE: Corpo é encontrado às margens de estrada em Itaporã
20/11/2018 - 09:41   Em Dourados, adolescente morre ao tocar em cerca elétrica na aldeia Bororó
20/11/2018 - 09:37   Sobrinho de prefeito de MS é sequestrado e executado no Paraguai
20/11/2018 - 08:40   Brasil encara Camarões em último amistoso do ano
20/11/2018 - 08:30   URGÊNCIA Senadores tentam votar projeto que enfraquece a Lei da Ficha Limpa
20/11/2018 - 08:20   Programa Mais Médicos oferece 8.517 vagas a partir de quarta-feira
20/11/2018 - 08:01   Nasce no Rio o pequeno Rael, filho de Isis Valverde e André Resende
20/11/2018 - 08:00   Estudantes têm até sexta-feira para renovar contrato do Fies
20/11/2018 - 07:50   Motorista briga em tabacaria, foge, bate em 4 carros, mas acaba solta
 
 


















Itapora Agora - Onde a Noticia Acontece

(67) 98186-1999 - Mande um whats!