Política e Transparência

Mandetta anuncia 75 milhões de doses de vacinas da gripe para todo o país

Secretarias estaduais devem dividir lotes e encaminhar para as cidades



Reprodução



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta anunciou na manhã deste domingo (15), durante visita ao aeroporto de Guarulhos, que começaram a distribuição das 75 milhões de doses da vacina de gripe convencional para todos os estados do país. A vacina previne contra os três tipos de vírus de influenza e também contra o H1N1.

A campanha nacional foi antecipada em aproximadamente um mês devido ao momento de pandemia do novo coronavírus, o COVID-19. A primeira fase da campanha começa no dia 23 de março com idosos e trabalhadores da saúde sendo os primeiros a serem vacinados.

“Isso vai ajudar que a gente tenha menos quadros gripais nos nossos idosos para que não se confunda tanto com esse momento de coronavírus. É mais uma parte dessa estratégia', comentou o ministro.

Segundo Mandetta, as vacinas serão encaminhadas para todas as secretarias estaduais de saúde e elas serão as responsáveis por receberem, organizar e dividir os lotes e mandar para as cidades em uma temperatura variável entre 2°C e 8°C.

A partir de 9 de maio, Dia D de vacinação, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais.