Geral

Com equipe feminina, dia de homenagem emociona "mulheres sem medo"

Cinco mulheres militares vão trabalhar no atendimento às ocorrências por 24 horas consecutivas



Palavras de homenagem, incentivo e respeito as mulheres. - Bruno Henrique/Correio do Estado



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Com todo o efetivo composto por mulheres no plantão de hoje (12) do quartel do Corpo de Bombeiros da Avenida Costa e Silva - em alusão ao Mês da Mulher, por conta do Dia Internacional da Mulher comemorado em 8 de março -, o início do expediente foi de emoção e homenagens. Cinco mulheres militares vão trabalhar no atendimento às ocorrências por 24 horas consecutivas.

A tenente-coronel Tatiane, explica que a corporação tem que aproveitar o dia 8 de março para homenagear as mulheres, mas que é necessário lembrar que essa data é um marco de luta. “Para que pudéssemos vestir essa farda hoje, outras mulheres de outras gerações, foram a luta pelos nossos direitos e a consolidação deles”. Ela reforça que trazer os holofotes para isso, vai muito além das parabenizações.

“Nós aproveitamos isso para continuar e mostrar para outras mulheres outras opções. Ela pode ser o que ela quiser. Bombeira, médica, inclusive dona de casa, se isso for uma opção dela, e não uma imposição, ou falta de opção”, disse Tatiane. Esse ano a corporação completa 50 anos. Contudo, a participação das mulheres nessa história, tem menos da metade de todos esses anos. Elas estão inseridas há 20 anos. “Ainda é algo recente, precisamos batalhar muito mais", afirmou a oficial.

Hoje o universo militar conta com mais de 1,3 mil oficiais militares. Dentro desse número, apenas 112 são mulheres. “Alguma coisa mudou, mas ainda falta muito. Precisamos estar mais inseridas”, completou. As bombeiras da corporação contam que até hoje existem pessoas que se espantam quando vêem uma bombeira mulher, e que não sabem que mulher também pode exercer esse cargo.

A tenente-coronel encontrou dias atrás, enquanto tomava café da manhã em uma conveniência, uma garota chamada Júlia, de 11 anos. A garota instantaneamente se interessou pelo trabalho de Tatiane, e começou a fazer várias perguntas. Feliz por ver o interesse da garota, Tatiane convidou ela e família para o evento de hoje. “É uma maneira de levar a mulher sul-mato-grossense a sonhar mais”.

Júlia aceitou o convite, e estava presente com sua avó. Ao ser questionada do motivo do interesse na profissão ela acabou provocando lágrimas. “Achei elas muito corajosas. Mesmo sabendo do risco que passam, a cada chamada elas continuam insistindo em ajudar as pessoas”. Tatiana se emocionou. “É para isso que estamos aqui, é por isso que fazemos nosso juramento”, disse a oficial após abrançar a menina.