Geral

Sem glúten, Thaynara ensina receita de pãozinho de tapioca para café da manhã

A nutricionista criou o preparo no mês passado e o resultado foi um lanche macio, semelhante a pão de queijo



Três pãezinhos de tapioca que acabam de sair do forno. (Foto: Arquivo pessoal)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


No “Menu da Nutricionista' desta semana, Thaynara Martinho ensina os leitores do Lado B a preparar a receita de pãozinho de tapioca criado por ela. O resultado é um pão sem glúten, que não deixa a sensação pesada no estômago e pode ser comido no café da manhã ou levado para o serviço como o lanche da tarde.

“O pãozinho de tapioca abrange todas as pessoas, mas é bem legal, principalmente, para quem é celíaco. A tapioca por ser feita da goma de mandioca é um alimento glúten-free, rico em carboidratos de fácil digestão, com baixo teor de sódio e gordura', explica Thaynara.

Ela tem 26 anos e atua como nutricionista desde o começo do ano. Quando está inspirada, gosta de ir para cozinha e criar receitas para inserir no seu caderno de culinária. A receita é leve e rápida para ser preparada em casa. “As pessoas querem praticidade nas pequenas refeições e essa receita se encaixa perfeitamente, por ser rápida'.

Para fazer em casa é preciso separar os ingredientes;

•1 ovo •40g de goma de tapioca •30 queijo mussarela •1 colher de fermento em pó •Sal a gosto.

O modo de preparo é simples; misture tudo num recipiente depois coloque a massa dentro de forminhas de silicone para assar a 180° na Air Flyer, por 15 minutos.  “Ou assar no forno também a 180°, mas o tempo varia de acordo com cada forno', explica a nutricionista.

Em pouco tempo aparece o resultado da receita, um pãozinho de tapioca que lembra pão de queijo pela textura. “Lembra bem o gosto também', comenta. “Aconselho até não por muito sal, porque a muçarela já tem', orienta.

A receita é uma opção para ser saboreada durante o café da manhã ou levar para fazer o lanche da manhã ou da tarde. “Dá para as crianças levarem de lanche também. Meu filho mesmo adora'.

A nutricionista ainda comenta sobre os benefícios para quem aderir à ideia. “É uma opção que se encaixa tanto para quem quer emagrecer, como em uma reeducação alimentar, ou pra quem não faz nenhum tipo de dieta'.

Ela explica que, como a tapioca não possui nenhum tipo de fibra, pode enriquecer o pãozinho acrescentando chia ou linhaça triturada. “Assim faz com que diminua o índice glicêmico, demorando mais para esse carboidrato ser transformado em glicose e liberado na corrente sanguínea, evitando os picos de insulina', finaliza.