Saúde

Procura por máscaras e álcool cresce nas farmácias após suspeitas do coronavírus em MS

Somente na China, onde a epidemia teve início no último mês, mais de 2,7 mil pessoas morreram contaminadas pelo vírus



Foto: Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Com a suspeita de casos de coronavírus (COVID-19) em Mato Grosso do Sul, moradores de Dourados já se movimentam para adquirir produtos com o objetivo de se prevenirem contra a doença. 

O movimento nas farmácias tem aumentado principalmente após serem notificados sete possíveis casos de coronavírus no Estado, sendo um caso descartado após primeira fase de testes. 

A procura por produtos como álcool em gel dos mais diversos tamanhos e modelos, máscaras hospitalares descartáveis, além de luvas descartáveis foram os utensílios que mais aumentaram nos últimos dias.

Muitos douradenses foram até as farmácias para pesquisar preços e também para garantir os estoques, caso a doença se propague, como explicou o responsável por uma das farmácias visitadas pelo Dourados News na tarde desta quinta-feira (27/2), Wellinton Rodrigues, de 31 anos. 

“Cresceu bastante a venda principalmente das máscaras nestes dias. Não estão ligando na farmácia, o pessoal já está vindo para comprar”, disse Rodrigues já prevendo uma necessidade de reforçar os estoques dos produtos mais visados pelos clientes. 

Somente na China, onde a epidemia teve início no último mês, mais de 2,7 mil pessoas morreram contaminadas pelo vírus.

Os primeiros casos foram registrados ainda em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan. De acordo com os primeiros estudos, o vírus possui ligação com um mercado de peixes, tendo a doença sido originária de algum animal. 

SUSPEITAS EM MS

Como divulgado durante a tarde desta quinta-feira (27), os exames do produtor audiovisual de 24 anos, morador em Ponta Porã, deram negativo para oito tipos de vírus. Ele passou temporada recente na Tailândia e China, epicentro da doença.

Outros seis casos são tratados dentro do protocolo de classificação do Ministério da Saúde como potenciais para a doença e estão sendo investigados. Todos eles ocorreram em Campo Grande.  

PROTEÇÃO

O Ministério da Saúde recomenda alguns tipos de comportamentos que podem ajudar a evitar a contaminação do COVID-19. Além da opção de máscara de proteção e do álcool em gel, é recomentado à população que evite o contato com pessoas com algum tipo de doença respiratória. 

Além disso, a utilização do álcool em gel pode ser substituída pela limpeza das mãos com maior frequência. O uso de lenços descartáveis para higiene do nariz além de cobrir a boca ao tossir ou respirar também podem ser importantes para evitar contágios do coronavírus assim como de outras doenças transmitidas pelas mesmas vias.