Policial

PF deflagra operação contra fraude em licitações de Programa de Alimentação Escolar

Dois municípios do Estado são alvo da operação



Ao todo são cumpridos 28 mandados (Ilustrativa)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (6), a Operação Tembi’u contra fraudes em licitações do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Dois municípios do Estado são alvo da operação que tem o apoio da Controladoria Geral da União.

São cumpridos ao todo 28 mandados de busca e apreensão nas cidades de Ponta Porã e Amambai. As fraudes seriam em processos licitatórios nos anos de 2016 e 2017, na prefeitura de Ponta Porã, e 2017 e 2018 em Amambai. As investigações tiveram início após denúncias anônimas sobre um grupo de empresas que estaria participando de licitações para fornecimento de papel a órgãos públicos e realizando a entrega de produtos irregularmente importados do Paraguai.

Foi possível identificar a participação desse grupo em procedimentos licitatórios com suspeitas de fraude para fornecimento de merenda escolar com sobrepreço às prefeituras de Ponta Porã e Amambai. Não é descartada a participação de agentes públicos.

80 policiais federais participam da operação, além de servidores da Controladoria Geral da União.

Nome da Operação

A operação foi batizada “Tembi`u”, que significa “comida” no idioma guarani, uma vez que a investigação diz respeito ao fornecimento de alimentos em cidades da região fronteiriça.