Educação

Suspensão da divulgação do resultado do Sisu pode atrasar início das aulas na UFGD

Aulas estão programadas para iniciar no dia 10 de fevereiro



Universidade Federal da Grande Dourados (Foto: Arquivo Midiamax)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A divulgação dos resultados do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) continua suspensa e as universidades públicas terão que se adequar. A UFGD (Universidade Federal de Grande Dourados) oferece 909 vagas e aponta que, caso a decisão da Justiça persista por muitos dias, a convocação e matrícula da primeira chamada não poderá ser feita conforme a programação.

A UFGD também realiza vestibular próprio, portanto 50% das vagas são pela seleção e os outros 50% pelo Sisu. Conforme o calendário acadêmico, o início das aulas estava previsto para o dia 10 de fevereiro, entretanto, pode haver alterações.

“Se a suspensão da divulgação dos resultados do Sisu persistir por muitos dias não será possível a convocação e matrícula dos candidatos selecionados em primeira chamada nesta data', afirma universidade.

 

Para iniciar as aulas no dia programado, o resultado do Sisu deveria ser divulgado no máximo até o dia 3 de fevereiro. Isto por que a universidade precisa de pelo menos cinco dias úteis para a matrícula e prazo de recursos.

“Nas convocações para matrícula estamos publicando o edital com 72 horas de antecedência. Utilizamos três dias para matrícula e nos dois dias seguintes são para recursos', afirma. A UFGD ressalta que o calendário de convocações para as matrículas vai além do início das aulas. Por isso, ainda é cedo para apontar se seria necessário alterar todo o calendário acadêmico da graduação.

Além da UFGD, o Sisu também oferece vagas na UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) e UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). Procurada pela reportagem, a UFMS apenas disse que aguarda divulgação de informações pelo Ministério da Educação relacionadas ao resultado do Sisu. A UEMS não respondeu o pedido de informações até a publicação da matéria.

Resultado suspenso

A divulgação do resultado do Sisu foi suspensa depois que o MEC (Ministério da Educação) admitiu que houve erro na correção do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No domingo (26), a desembargadora Therezinha Cazerta, presidente do TRF3 (Tribunal Regional Federal), negou o recurso da AGU e manteve a suspensão da divulgação dos resultados. Segundo a desembargadora, prosseguir com o cronograma do Sisu poderia afetar o futuro das pessoas.

A divulgação dos resultados do Sisu estava prevista para esta terça (28), mas houve uma falha na correção de 6 mil provas do Enem. Agora, o resultado só pode ser divulgado quando o governo comprovar que o erro na correção das provas foi solucionado. A ação foi movida pela Defensoria Pública da União, que pede que o MEC e o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) comprovem a revisão das notas. Com a divulgação das notas suspensas, o calendário das universidades pode ser afetado, afinal, o prazo das matrículas deve mudar, assim como o início das aulas.

6 mil vagas em universidades públicas de MS

Neste ano, são 6.086 vagas oferecidas pelas universidades públicas de MS. A UFMS oferece 2.054 vagas pelo Sisu. São 1.027 vagas em ampla concorrência e 1.027 voltadas para a política de cotas.

A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) oferece 909 vagas no Sisu para os 33 cursos de graduação. Já a UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul) disponibilizará um total de 2.163 vagas para os candidatos do Sisu.

Por fim, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) oferece com 960 vagas em cursos de graduação pelo Sisu. São 17 opções de cursos nas modalidades de licenciatura, bacharelado e tecnologia.