Educação

Dourados: Calouro de baixa renda pode receber auxílio emergencial na UFGD

Ainda de acordo com a UFGD, antes da realização da matrícula, grande parte desses estudantes passará pela Comissão de Avaliação de Renda



Foto: Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados) informou que calouros comprovadamente oriundos de família de baixa renda podem receber um auxílio emergencial.

“Essa política institucional visa garantir que todos os aprovados no vestibular e no SiSU efetivem sua matrícula, especialmente aqueles que pensam em desistir devido à condição econômica”, esclareceu.

Segundo a instituição, as matrículas dos novos alunos da UFGD tiveram início no dia 20 de janeiro, com os aprovados em primeira chamada no Processo Seletivo Vestibular 2020.

“Para esta semana está prevista a divulgação da lista de aprovados em segunda chamada do vestibular e, também, da lista dos aprovados no SiSU. As matrículas destes estudantes vão acontecer nos dias 31 de janeiro e 3 e 4 de fevereiro nas 12 faculdades da instituição”, detalha.

Ainda de acordo com a UFGD, antes da realização da matrícula, grande parte desses estudantes passará pela Comissão de Avaliação de Renda.

“Esse é o procedimento para todos os candidatos que se inscreveram e foram aprovados pela reserva de vagas para estudantes egressos do Ensino Público e cuja renda familiar é igual ou inferior a 1,5 salários mínimos. Após a aprovação dessa comissão, estes candidatos poderão efetuar a matrícula”, informa.

Além disso, durante as matrículas, servidores da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários e Estudantis (PROAE) avaliarão a necessidade dos novos estudantes que precisam do auxílio financeiro emergencial para se estabelecer na cidade de Dourados.

“A equipe - que conta com assistentes sociais, contadores e outros profissionais – vai analisar os documentos de comprovação de renda familiar apresentados pelo estudante no ato da matrícula. Com base nessas informações e em uma entrevista realizada na hora, é possível identificar quais estudantes precisam do apoio emergencial para cursar os primeiros meses de faculdade”, pontua.

A UFGD destaca aos novos alunos que o auxílio emergencial tem prazo para finalizar. “Aqueles que precisarem de apoio contínuo ao longo da graduação deverão realizar a Avaliação Socioeconômica (esta avaliação é diferente da avaliação de renda pré-matrícula) para, posteriormente, se preencherem os requisitos, participarem da seleção de bolsas e auxílios da PROAE, cujo edital deve ser lançado no mês de abril de 2020”.