Meteorologia

Ano começa com chuvas abaixo do esperado em Mato Grosso do Sul

Nos primeiros 22 dias de janeiro, choveu em média 132,1 milímetros, o que é 7,1% abaixo do esperado



Nesta quinta-feira (23), o dia amanheceu com chuva fraca em Campo Grande (Foto: Henrique Kawaminami)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O ano de 2020 começou com chuvas abaixo do esperado em Mato Grosso do Sul. Entre os dias 1° e 22 janeiro choveu em média 132,1 milímetros, o que é 7,1% abaixo do esperado para o período no Estado, segundo balanço parcial divulgado pelo meteorologista da Uniderp, Natalio Abraão.

Segundo ele, a média de chuva para janeiro é de 213,6 milímetros. O acumulado registrado nos primeiros 22 dias do mês corresponde a 63,91% do esperado.

O meteorologista explica que as chuvas estão ocorrendo dentro da média de dias. 'Mas os volumes dessas chuvas estão muito baixo', detalha. 'O que falta é volume, as chuvas vem, mas é pouca', completa.

Em Campo Grande, o acumulado de chuva em janeiro foi ainda menor. Choveu apenas 105,0 milímetros quando o esperado era de 212,6 milímetros. A chuva registrada, segundo o meteorologista é 49,39% do total previsto.

De acordo com o balanço, somente 10 das 79 cidades sul-mato-grossenses atingiram o esperado até o dia 22: Dourados, Ponta Porã, Itaquiraí, Ivinhema, Bonito, Jardim, Amambai, Miranda, Bela Vista e Bataguassu.

Dourados foi a cidade com o maior registro de chuva no período. Segundo, o meteorologista, choveu 150,4 milímetros em 22 dias. O esperado para o mês é de 163,0 milímetros, o que corresponde 92,26% do previsto para janeiro.