Saúde

Hospital de Campo Grande é credenciado para realizar transplantes renais

Unidade é a única da rede privada do Estado a contar com o serviço. Antes, a unidade já realizava a captação de órgãos



Hospital Unimed de Campo Grande está credenciado para transplante de rim (Foto: Divulgação)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O Ministério da Saúde credenciou o Hospital Unimed Campo Grande para a realização de transplantes renais. A unidade de saúde já havia sido auditada pela pasta em dezembro para a viabilização do serviço.

A portaria 1.427 foi publicada no Diário Oficial da União e coloca o hospital como único da rede privada do Estado a contar com o serviço. Antes, a unidade já realizava a captação de órgãos.

A fila de espera por transplante de rim tem 141 pacientes atualmente no Estado. Somente no ano passado foram realizados 22 transplantes.

“Agora, poderemos realizar todos os transplantes renais em beneficiários Unimed Campo Grande, sejam eles de doadores falecidos ou intervivos, que é quando algum parente ou familiar de até 4º grau doa o seu rim para o paciente que está necessitando”, destaca Thiago Frainer Gonçalves, coordenador da Comissão de Transplantes Renais do Hospital Unimed.

A médica nefrologista, especialista em transplantes, Rafaella Campanholo Grandinete explica que para dar início aos transplantes, o hospital está criando sua lista própria. “As listas de transplantes são ligadas a equipes de cada instituição credenciada. Antes a lista era ligada apenas à Santa Casa, já que esse era o único hospital do Estado credenciado para o serviço, e a partir de agora, os pacientes Unimed Campo Grande estarão vinculados ao nosso hospital”.

Rafaella explica também que para ser transplantado, existem alguns critérios definidos pela legislação para que uma pessoa possa receber um rim. Dentre eles, é que o paciente acima de 18 anos faça diálise e que passe por uma avaliação clínica, pois nem todos os pacientes em diálise têm condições para passar pelo transplante. “Existem algumas contraindicações absolutas para a realização do procedimento, por exemplo, paciente com câncer, doença neurológica ou psiquiátrica grave não tratável, problemas pulmonares ou de coração graves que não tenha tratamento, entre outras”, destaca.

Para fazer parte da lista de transplante renal, o paciente portador de alguma doença renal crônica ou dialítico precisa passar pelo médico nefrologista, que é quem vai dizer se ele tem condições ou não de passar pelo transplante, e se essa é a alternativa mais adequada para ele. Se o transplante for indicado para o paciente, o próprio nefrologista pode incluir o paciente na lista de transplantes de Mato Grosso do Sul.

Fonte: Gabriel Neris / Campo Grandes News