Saúde

Número de grávidas com HIV sobe 40% em dez anos

Comparação foi feita entre os anos de 2008 e 2018



Crédito: Ana Nascimento - Mds Portal Brasil



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Número de gestantes que portam o vírus HIV subiu 40% em dez anos, conforme informado pelo Ministério da Saúde. Em 2008 foram 6,7 mil casos e dez anos depois 8,6 mil.

Conforme a Agência Brasil, em 2008 o número de grávidas com o vírus representava 2,1 casos para cada mil nascidos vivos. Em 2018, o número passou para 2,9 casos para cada mil pessoas.

Enquanto o número de casos notificados de aids, que é a síndrome causada por este vírus, cai entre a população em geral, desde 2014, em todo o Brasil, o número de gestantes com HIV aumentou quase 37% nos últimos dez anos.

De acordo com o diretor do Departamento de Doenças de Condições Crônicas e Infecções Sexualmente Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Gerson Fernando Pereira, essa diferença se deve ao aumento das notificações, mas também aos avanços no tratamento da síndrome.

''A aids, no passado, tinha uma mortalidade alta. Hoje, a pessoa infectada tem a mesma sobrevida de uma pessoa não infectada, desde que tome o medicamento. Mulheres que tomam o medicamento podem ter crianças por parto normal. Elas têm estímulo para engravidar''.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, hoje, em todo o país, todas as mulheres grávidas atendidas pelo Sistema Único de Saúde devem, obrigatoriamente, fazer o teste de HIV. Os casos positivos devem ser notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).