Saúde

Chuva vai continuar em todo o Estado e focos de dengue podem aumentar

Número de casos da doença em 2019 foi o segundo maior da história



Dia amanheceu nublado em Campo Grande - Foto: Bruno Henrique/Correio do Estado



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


As chuvas vão persistir em todo o Estado de Mato Grosso do Sul e a maior preocupação tem sido com os focos de dengue. De acordo com o Ministério da Saúde, o número de casos da epidemia registrados no Brasil em 2019 foi o segundo mais alto da série histórica sobre a doença. Na Capital, a Prefeitura de Campo Grande pretende iniciar, nesta quinta-feira (9), o mapeamento em construções inacabadas e imóveis comerciais abandonados, locais são um dos maiores focos da dengue.

Uma das ações para tentar combater o foco do mosquito transmissor da doença é a possibilidade de cobrança da limpeza que será feita pela prefeitura em imóveis fechados. Só em 2019, a equipe de Imóveis Especiais atendeu 1513 denúncias do período de abril a dezembro e 974 focos foram eliminados.

Levantamento feito pela equipe de Imóveis Especiais iniciado em outubro de 2018 apontou a existência de 4.200 imóveis (residenciais e comerciais) desocupados somente na área central, com uma equipe de 05 servidores que também atuam como chaveiro para realizar as vistorias.

CLIMA

A previsão é de chuva em todo o Estado no próximos dias. Isso afeta diretamente na possibilidade de proliferação do mosquito, já que ele se reproduz em água parada.

Em Campo Grande, o dia amanheceu nublado com possibilidade de chuva isolada. Na parte da tarde e à noite terá pancadas de chuva e trovoadas. A temperatura máxima deve atingir 29º C.

Em Corumbá já choveu o equivalente a 36% do mês de janeiro todo. A previsão para esta quinta continua sendo de chuva na cidade branca, porém, a temperatura permanece alta, com máxima que poderá chegar a 35º C.

Em Três Lagoas também choveu um volume grande essa semana e a previsão é de chuva para hoje, amanhã e sábado o dia poderá ficar apenas nublado e a chuva está prevista para voltar no próximo domingo (12).

Dourados, a chuva poderá dar trégua no fim de semana e a previsão é de chuva hoje e na próxima segunda-feira (13).