Mundo

Ao completar 117 anos, mulher amplia recorde de pessoa mais velha do mundo

Kane foi confirmada em março do ano passado como a pessoa viva mais velha do mundo



Foto: Kyodo via Reuters



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Kane Tanaka ampliou seu recorde de pessoa mais velha do mundo ao comemorar 117 anos de idade em um lar de idosos em Fukuoka, no sul do Japão.

O aniversário foi no dia 2 de janeiro, mas a festa foi realizada neste domingo, 5, juntamente com funcionários e amigos da casa de repouso.

Ela mordeu uma fatia de um grande bolo e disse, com um sorriso: "saborosa". "Eu quero mais", prosseguiu. As imagens da comemoração foram mostradas na televisão pela emissora local TVQ Kyushu.

Kane foi confirmada em março do ano passado como a pessoa viva mais velha do mundo. Na época, ela tinha 116 anos e 66 dias, segundo o livro Guinness World Records. O recorde anterior pertencia a outra japonesa, Chiyo Miyako, que morreu em julho de 2018 aos 117 anos.

A idade recorde de Tanaka é simbólica da população de rápido crescimento do Japão que, juntamente com a queda na taxa de natalidade, está levantando preocupações sobre a escassez de mão-de-obra e as perspectivas de crescimento econômico futuro.

O número de bebês nascidos no Japão caiu cerca de 5,9% no ano passado, para menos de 900 mil pela primeira vez desde que o governo começou a compilar dados em 1899, segundo o Ministério do Bem-Estar do Japão.

Kane, que tem o hábito de acordar às 6h, nasceu prematuramente em 1903 e casou-se com Hideo Tanaka em 1922. O casal teve quatro filhos e adotou um quinto.