Política e Transparência

Senador quer visitar área de conflito com índios e levar relatório para Bolsonaro

Ele pretende criar comissão para visitar as áreas de conflito e enviar documento ao presidente Jair Bolsonaro



Foto: Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Presidente da Comissão de Meio Ambiente do Senado Federal, o senador Fabiano Contarato (Rede-ES), informou na sexta-feira (3) que vai pedir ao Ministério Público investigação sobre “os recentes ataques a comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul”. Ele pretende criar comissão para visitar as áreas de conflito e enviar documento ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

De acordo com a Agência Senado, ele citou ataque ocorrido na madrugada de quarta-feira (1) à comunidade indígena Laranjeira Nhanderu, da etnia Kaiowá, localizada no município de Rio Brilhante, que teve a casa de reza em construção incendiada, e a troca de tiros entre sitiantes e índios em Dourados ontem.

Conforme amplamente noticiado pelo Dourados News, o tiroteio ocorreu em área às margens da Perimetral Norte, próximo ao bairro Monte Carlo, região Noroeste da cidade. Nessa ocorrência, quatro pessoas ficaram feridas e somente Gabriel Vasquez, de 37 anos, baleado na perna esquerda, recebeu alta até o momento.

Modesto Fernandes, de 47 anos, Paulo Gonçalves Rolim, de 44 anos, e o funcionário da empresa privada que monitora o local, Vagner André de Carvalho, de 31 anos, continuam na no Hospital da Vida e não há informações atualizadas sobre o estado de saúde deles.

Para o senador, “essas agressões estão se tornado corriqueiras”. “Nossos indígenas estão sendo dizimados. Faço um apelo à imprensa: é preciso falar mais do que está acontecendo com os indígenas, ampliar o noticiário. Se não houver mais cobertura, não teremos como impedir violência e mortes”, alertou.

Contarato informou ainda que a representação junto ao Ministério Público seria feita imediatamente e as medidas no Senado redigidas para serem apresentadas na volta dos trabalhos parlamentares, em fevereiro.

“Entre as providências que o senador pretende tomar estão requerimentos com pedido de informações sobre ações tomadas pelo Ministério da Justiça, pela Fundação Nacional do Índio (Funai), pelo governo de Mato Grosso do Sul e pelas prefeituras das cidades onde os atos de violência contra indígenas foram registrados”, detalha a Agência Senado.

A publicação indica ainda que o senador quer propor a criação de uma comissão externa para visitar as comunidades indígenas sob ameaça e elaborar um de documento a ser enviado ao presidente da República, Jair Bolsonaro, e à Organização as Nações Unidas (ONU). “Além disso, ele pretende apresentar requerimentos na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na Comissão de Direitos Humanos (CDH) para que os ministros da Justiça, Sergio Moro, e dos Direitos Humanos, Damares Alves, sejam ouvidos no Senado”, acrescenta.