Mundo

Gigante da celulose deve fechar fábrica no Canadá por problema ambiental

Governo da província oferecerá um projeto de apoio aos 2,7 mil funcionários desempregados



Foto: Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


A gigante Paper Excellence, empresa de papel e celulose indonésia que disputa o controle da Eldorado Brasil com a J&F Investimentos, terá de fechar uma fábrica de celulose no Canadá, por não cumprir acordo para lançar efluentes em conformidade das leis ambientais. O fechamento da unidade impactará pelo menos 2.700 empregos.

O governo da Província de Nova Scotia negou, no dia 20 de dezembro, o pedido de extensão do prazo para que a empresa parasse de lançar os efluentes tóxicos da fábrica em uma baía da região. A companhia teve cinco anos para fazer os investimentos necessários para tornar sua fábrica menos poluente, mas não foi capaz de cumprir o prazo.

A Paper Excellence é dona de 49% da Eldorado Brasil Celulose, com sede em Três Lagoas e mais de 4 mil funcionários. Ela disputa o controle da empresa com a J&F Investimentos, detentora dos outros 51% da Eldorado, em um tribunal arbitral.

Conforme anunciado anteriormente pelo CEO da Paper Excellence no Canadá, Brian Baarda, caso o prazo não fosse estendido, a fábrica seria fechada. A partir de 31 de janeiro, portanto, a empresa fechará por não poder mais lançar os efluentes resultantes da produção no corpo d’água, que era utilizado por comunidades tradicionais para a pesca e o lazer.

Trabalhadores afetados

Serão muitos empregos impactdados direta ou indiretamente, conforme a empresa. De acordo com o governo local, a fábrica é a principal fonte de renda do setor florestal da província, movimentando desde fornecedores de serviços e produtos para florestas até produtores rurais e caminhoneiros. Nas contas da própria Paper Excellence, são 11 mil impactados direta e indiretamente.

O governo da Província de Nova Scotia, anunciou um projeto de apoio aos trabalhadores e fornecedores que ficarão sem renda devido ao fechamento. O governo da província vai investir 50 milhões de dólares canadenses no plano.

Durante muitos anos, a fábrica pertencente à Paper Excellence lançou os efluentes em um antigo santuário de fauna marinha, o Boat Harbour. O despejo irresponsável trouxe danos ambientais e econômicos à comunidade, uma vez que pescadores perderam sua fonte de renda.

Em 2015, o governo da Nova Scotia determinou o fim dos despejos dos efluentes no lago até 31 de janeiro de 2020. Menos de um ano antes do fim do prazo, a Paper Excellence chegou a propor o despejo dos efluentes em outro ponto, o Estreito de Northumberland – apenas mudando o local da contaminação. Além disso, o projeto carecia de muitas informações e estudos ambientais. A Paper Excellence não apresentou outro plano a tempo de submetê-lo a audiências públicas e à apreciação dos governos federal e da Nova Scotia.

*Com informações da assessoria