Política e Transparência

Governo e Sanesul fecham 2019 com ações positivas que beneficiaram milhares de famílias Sul-Mato-Grossenses

Retrospectiva 2019: Ano marcado por entregas de obras e renovações das concessões de saneamento com os municípios



(Foto: Assessoria)



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


Em 2019, os municípios operados pela Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul) assinaram os Contratos de Programa renovando a concessão com a empresa. Foram meses de estudo e reuniões com o grupo de trabalho multidisciplinar instituído pela Sanesul para as revisões dos contratos. Até o final do todo o processo, prefeituras e equipes percorrem um longo caminho, pois as tratativas para renovação de concessão aconteceram em várias etapas.

Um Plano de Investimento foi apresentado pela Sanesul para cada município, e para o encaminhamento de Lei Autorizativa para aprovação da Câmara Municipal. Cada cidade construiu em conjunto com a empresa o seu Contrato de Programa, que foi homologado na Câmara para conhecimento de toda a população.

Atualmente, a Sanesul opera em 68 municípios do Estado, fornecendo água tratada e coletando e tratando o esgoto doméstico. 

Na atual gestão do Governo do Estado, foram investidos em saneamento (água e esgoto) cerca de R$ 1 bilhão. Desse total, 69% são recursos da própria estatal. O restante vêm de outras fontes, entre elas, do Governo Federal.

“O compromisso é manter a boa gestão dos recursos hídricos e a qualidade dos serviços de abastecimento de água potável. Além disso, a Sanesul está aumentando progressivamente o índice de cobertura de esgotamento sanitário, buscando a universalização, impactando positivamente na qualidade de vida e no bem-estar da população residente em Mato Grosso do Sul”, destacou o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior. 

Canteiro de Obras em 2019

O governador Reinaldo Azambuja, por meio da Sanesul, entregou diversas obras de ampliação dos sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. 

Além disso, foram autorizadas ordens de serviço para a construção de Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), redes coletoras de esgoto, ligações domiciliares, redes de água, entre outras melhorias dos sistema.

Um levantamento feito pela Diretoria de Engenharia e Meio Ambiente da Sanesul (DEMAM), aponta que de 2015 a 2019 a estatal inaugurou 18 Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs); outras 13 estações passaram, ou irão passar, por obras de melhorias e/ou ampliação; mais 9 unidades estão em construção; e há projetos elaborados para a construção de outras 4 ETE. 

Somando os resultados do abastecimento de água e de esgotamento sanitário, nos últimos 4 anos a Sanesul concluiu 305 obras em 63 municípios do Estado. Atualmente, outras 50 obras estão em execução em 32 município.

“São obras que estão revolucionando o saneamento básico do Estado. Isso representa mais água tratada para a população e maior coleta e tratamento de esgoto. Investimentos que levam mais saúde às famílias e preservam o Meio Ambiente”, ressalta o diretor-presidente da Sanesul, Walter Carneiro Junior.