Saúde

Hospital da Cassems realizará transplantes de coração pelo SUS

Convênio foi firmado nesta sexta-feira com a Prefeitura de Campo Grande



Foto: Divulgação



Curta nossa Fan Page e fique por dentro de tudo que acontece em Itaporã, Região, Brasil e Mundo!


O Hospital da Cassems também passará a realizar transplantes de coração pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Campo Grande. Convênio foi firmado entre o hospital e a Prefeitura nesta sexta-feira (27).  Até então, somente a Santa Casa estava autorizada pelo Ministério da Saúde a realizar o procedimento.

De acordo com a diretora técnica do Hospital da Cassems de Campo Grande, Priscilla Alexandrino, o processo de credenciamento do hospital para realização do tranplante cardíaco durou aproximadamente dois anos, segundo várias etapas em parceria com o Instituto do Coração (Incor) e foi concluído em abril deste ano. 

Secretário municipal de Saúde, José Mauro Filho, afirma que o convênio possibilita se pensar em parcerias futuras com objetivo de ampliar a oferta e qualidade do serviço prestado à população. 

“Podemos estudar maneiras de captar recursos que hoje não são direcionados ao Estado e utilizarmos aqui. É uma proposta ousada, mas que pode dar certo”, disse o secretário.

O diretor-presidente da Cassems, Ricardo Ayache, também ressaltou a importância do credenciamento e habilitação para os tranplantes e da parceria com o Executivo Municipal. 

“Acredito que hoje o transplante cardiaco seja o mais importante de todos. É um processo muito delicado e complexo que tem por objeto devolver a vida a uma pessoa.”, afirmou.

A expectativa é de que, a partir da assinatura do contrato com a prefeitura, seja possível ampliar a linha de transplantes do hospital, agregando os procedimentos de figado e rins. Todo o valor gasto com o procedimento é custeado pelo Ministério da Saúde.